As desigualdades sociais na educação: o exemplo da educação superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1450Resumo
Meu objetivo é responder aos desafios que o pesquisador enfrenta quando se trata de “medir” as desigualdades sociais e escolares e sua redução ao longo do tempo. A situação de desigualdade social e escolar no Brasil é analisada, primeiramente, em escala nacional e estadual para mostrar a disparidade regional quanto à matrícula, percursos educativos e acesso à universidade pública. Em uma segunda etapa a análise é feita ao nível local, com o exemplo do acesso à educação superior no estado do Rio Grande do Norte. Dados individuais dos estudantes, candidatos e aprovados ao concurso do Vestibular (2000-2011) e seus desempenhos contribuíram para a construção de uma variável composta (nível de educação,ocupações profissionais de pai e mãe e renda familiar mensal). A análise da desigualdade social eos resultados escolares destacam seus desempenhos na hierarquização das opções dos cursos e o desdobramento destes em relaçãos políticas inclusivas.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.