Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social

Autores

  • Ionice da Silva Debus Unochapecó
  • Valeska Fortes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v13i26.1271

Palavras-chave:

fenomenologia, paredes, a segurança, o outro, a auto-superação

Resumo

Este texto parte de uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar e refletir sobre as significações imaginárias dos professores acerca da formação continuada. Para esse estudo, foram convidadas professoras que haviam participado de uma proposta de formação continuada construída em parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) e uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS). Foram realizadas entrevistas orais semiestruturadas para, a partir das narrativas, organizar possíveis análises e interpretações. Os resultados mostram a importância das parcerias para a efetivação da formação continuada, a necessidade de os docentes se perceberem como um grupo que precisa coesão em busca de um objetivo comum, neste caso, a formação, bem como a relevância de o professor conhecer as questões externas e internas que interferem na formação, para, depois, buscar contorná-las. Pôde-se concluir que esse olhar para um programa de formação continuada resultante de parceria escola-universidade possibilitou a reflexão de ambas as partes sobre toda a dinâmica e complexidade existente nesse meio, salientando, ainda, a importância do estreitamento das relações entre as instituições em prol da formação e da Educação. 

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Como Citar

DEBUS, I. da S.; OLIVEIRA, V. F. de. Formação continuada de professores: um olhar a partir do Imaginário Social. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 205–226, 2013. DOI: 10.22196/rp.v13i26.1271. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1271. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS