Discursos morais no periódico “Folha da Escola” (1940): representações infantis
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v13i26.1269Palavras-chave:
auditoria, Brasil, contabilidade, fraudeResumo
Resumo - O presente artigo investiga os discursos morais contidos em redações elaboradas por crianças entre nove e 11 anos de idade, publicadas no periódico “Folha da Escola” (1940), jornal editado pela Escola Complementar Duque de Caxias (1930). Os textos redigidos pelas crianças perpassam a temática da obediência, sinalizando consequências quanto ao não cumprimento das ordens. Tais discursos foram analisados partindo de dois eixos: conteúdo e publicação, tendo como base um diálogo com alguns dos grandes pensadores da educação que advogavam a importância da educação moral no desenvolvimento infantil como Durkheim, Herbart, Spencer, Condorcet e Norbert Elias. O texto está organizado de modo a contextualizar a Escola Complementar Duque de Caxias, seguido de considerações sobre a cultura escolar e cultura material escolar. Posteriormente, há o mergulho nas escritas infantis, com suas análises à luz dos pensadores supracitados.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.