A escolarização de jovens de assentamentos do MST e sua formação para a emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v13i26.1267Palavras-chave:
Deslocamento identitário, Assujeitamento, Periferia UrbanaResumo
O texto apresenta reflexões acerca da relação entre a escolarização de jovens em nível médio em uma escola de assentamento do MST e sua formação para a emancipação humana. As sínteses são oriundas da pesquisa de Doutorado em Educação que abordou de forma mais geral a temática acerca do trabalho, escolarização e militância de egressos do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, localizado no Assentamento Marcos Freire, em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. O percurso metodológico da investigação envolveu a pesquisa bibliográfica sobre o tema, entrevista com 22 jovens egressos da escola, com a vice- iretora e a coordenadora pedagógica, bem como quatro lideranças do assentamento. Analisamos o Projeto Político Pedagógico da instituição, buscando a interseção com os depoimentos dos entrevistados, a fim de evidenciar os condicionamentos e as potencialidades na formação dos egressos. Ainda que os limites da sociabilidade do capital se imponham, concluímos sobre a importância e a contribuição dessa escola para a formação dos jovens.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.