Problematizando a família sob novas lógicas de constituição e interação
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v13i26.1266Palavras-chave:
Conceito, Região, Fronteira.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a concepção de família na contemporaneidade, levando em consideração as novas dinâmicas conjugais que ultrapassam o modelo de família nuclear concebida como uma instituição moderna. Pretende-se pensar também na complexidade que a noção de família pode apresentar nas pesquisas desenvolvidas no campo da Sociologia e outras áreas das Ciências Humanas, pois se trata de um grupo social heterogêneo e em constante processo de transformação.Para tanto, este artigo foi divido em três partes. A primeira discutirá as diferentes concepções de família e como este grupo é, na verdade, uma construção social. A segunda apresentará a família como uma importante agência socializadora no processo de constituição dos indivíduos. E a última parte abordará as novas configurações e dinâmicas familiares, enfatizando como a família se tornou um grupo aberto, dinâmico e instável.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.