Outro olhar no sistema de avaliação: análise de questionário e outros dados sobre infra-estrutura educacional
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v12i25.1217Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir os questionários de contexto presentes no SAEB (2005), Prova Brasil (2007), bem como as questões do Censo Escolar que se referem a infraestrutura escolar e a equipamentos e materiais pedagógicos. Além disso, busca-se comparar estes questionários com o Parecer (ainda não homologado) do Conselho Nacional de Educação referente ao Custo Aluno Qualidade Inicial, o qual traz parâmetros do que seriam as condições mínimas para o funcionamento das escolas. Essa análise centra-se na ideia de que pode se utilizar a gama de dados que vem sendo produzido por meio dos sistemas de avaliação com a finalidade de melhorar as condições das escolas. Busca-se discutir as questões de infraestrutura e materiais pedagógicos, haja vista que as escolas brasileiras não alcançaram uma igualdade nem nesse sentido e em sua maioria não possuem condições mínimas de qualidade.Downloads
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