EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE E A TERCEIRIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6345Palavras-chave:
Educação `Profissional., Políticas Públicas, Juventude, TerceirizaçãoResumo
Aborda-se a diversidade de fatores e condições sociais em que emerge a condição juvenil no século XXI. Ilustra-se o texto com exposições a respeito do desenvolvimento histórico da educação profissional no Brasil, expondo-se a dualidade da educação. Indaga-se como tem ocorrido a construção/formulação/produção de reformas educacionais, admitindo-se a relação essencial entre educação e trabalho na realidade social, considerando-se o modo de produção capitalista e suas influências nas políticas públicas que visam à inserção social dos jovens. Examina-se o quanto as práticas de formação profissional, especificamente aquelas voltadas para a juventude, funcionam apenas como mecanismos de conformação de trabalhadores à lógica do capital. Delimita-se a problemática da formação e do trabalho juvenil no Brasil, por meio de uma abordagem metodológica realizada com pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que as mudanças das relações de trabalho e o quadro resultante da terceirização não admitem vislumbrar um cenário favorável aos jovens que vivem do trabalho.
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