O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6206

Palavras-chave:

Educação Profissional. Adolescência. Trabalho. Orientação Profissional.

Resumo

O texto aborda resultados de pesquisa realizada pelo programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Analisa as contribuições da Oficina de Orientação Profissional desenvolvida junto aos concludentes do Ensino fundamental que frequentam o curso preparatório denominado de Pré-Ifes na cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES.  Os aportes teóricos que fundamentam essa investigação estão atrelados aos campos de conhecimento Trabalho, Educação e Psicologia Social. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa intervenção. Para produção dos dados, foram utilizadas as técnicas de questionários aos estudantes do 9° ano e entrevistas com o Grupo Gestor do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, além do uso de diário de campo durante todo o processo investigativo. Após a produção, implementação e validação da intervenção pedagógica, depreendemos que a Oficina de Orientação Profissional qualificou as atividades do projeto de extensão Ifes Portas Abertas, ofertado pelo campus cachoeirense, bem como subsidiou as escolhas estudantis no sentido de contribuir para o ingresso, permanência e êxito escolar dos estudantes junto ao curso técnico pleiteado. 

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Biografia do Autor

Rafael Magalhães Costa, Centro Universitário São Camilo-ES

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – Instituto Federal do Espírito Santo. Professor do Colegiado de História do Centro Universitário São Camilo-ES. E-mail: rafaelmagalhaes@saocamilo-es.br.

Rogério Omar Caliari, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo e do ProfEPT. Grupo de Pesquisa (CNPq): Culturas, Parcerias e Educação do Campo. E-mail: rogerio.caliari@ifes.edu.br.

Maria José de Resende Ferreira, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Instituto Federal do Espírito Santo e do ProfEPT. Grupo de Pesquisa: Núcleo 1 PPG-UFES da rede de Pesquisa UFG-UFES-UNB. E-mail: majoresende@yahoo.com.

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

MAGALHÃES COSTA, R.; OMAR CALIARI, R.; DE RESENDE FERREIRA, M. J. O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6206. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-23. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua