O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6206Palavras-chave:
Educação Profissional. Adolescência. Trabalho. Orientação Profissional.Resumo
O texto aborda resultados de pesquisa realizada pelo programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Analisa as contribuições da Oficina de Orientação Profissional desenvolvida junto aos concludentes do Ensino fundamental que frequentam o curso preparatório denominado de Pré-Ifes na cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Os aportes teóricos que fundamentam essa investigação estão atrelados aos campos de conhecimento Trabalho, Educação e Psicologia Social. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa intervenção. Para produção dos dados, foram utilizadas as técnicas de questionários aos estudantes do 9° ano e entrevistas com o Grupo Gestor do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, além do uso de diário de campo durante todo o processo investigativo. Após a produção, implementação e validação da intervenção pedagógica, depreendemos que a Oficina de Orientação Profissional qualificou as atividades do projeto de extensão Ifes Portas Abertas, ofertado pelo campus cachoeirense, bem como subsidiou as escolhas estudantis no sentido de contribuir para o ingresso, permanência e êxito escolar dos estudantes junto ao curso técnico pleiteado.
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