Quando indígenas encontram o museu

reflexões a partir da reconstrução do Museu Kuahi dos Povos Indígenas do Oiapoque - AP

Autores/as

  • Pedro Vianna Godinho Peria Fundação Getulio Vargas
  • Carolina Mazzacoratti Mindlin Loeb Fundação Getulio Vargas
  • Sophia Volkmer Medeiros Santana Fundação Getulio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.22562/2024.61.04

Palabras clave:

Museus Indígenas, Patrimônio Cultural, Povos Indígenas

Resumen

Analisamos o caso do Museu Kuahi dos Povos Indígenas do Oiapoque para discutir intersecções entre práticas museológicas e lutas indígenas. No Oiapoque, as diferentes culturas dos Galibi Marworno, Galibi Kali’na, Palikur e Karipuna estão presentes no Museu, criado em 2007 para abrigar bens e produzir exposições que fizessem jus à riqueza desses povos. Sendo uma plataforma de comunicação entre os povos, o Museu representou uma vitória na luta dos indígenas por valorização. Fechado desde 2014 pela sua degradação física e abandono governamental, novas e velhas lideranças se organizam, hoje, para a sua reabertura. Neste momento de efervescência, afirmamos que o Museu Kuahi ocupa um lugar de destaque entre as organizações do território, servindo como canalizador de encontros e catalisador de reivindicações. Com este estudo de caso baseado em observação participante e entrevistas, admitimos que, no Kuahi, o museu é usado como instrumento para as lutas indígenas por justiça e reconhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Vianna Godinho Peria, Fundação Getulio Vargas

Bacharel, mestre e doutorando em Administração Pública e Governo na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).

Carolina Mazzacoratti Mindlin Loeb, Fundação Getulio Vargas

Graduanda em Administração Pública na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).

Sophia Volkmer Medeiros Santana, Fundação Getulio Vargas

Graduanda em Administração Pública na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP)

Publicado

2024-12-19