Formulação e aplicação de um modelo de análise fundamentado no conceito de história de Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.22562/2024.61.07Palabras clave:
Walter Benjamin, Método qualitativo, Teoria da HistóriaResumen
O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das diferentes formas com as quais a população das estâncias hidrominerais de Cambuquira, Caxambu e Lambari (Minas Gerais) se relacionam com as águas minerais. O modelo de análise fundamenta-se em aspectos teórico-metodológicos do conceito de história de Walter Benjamim, tais como a utilização da alegoria, a temporalidade presente-passado não linear e a descrição ensaística. A análise foi subsidiada por pesquisa bibliográfica da historiografia local, observação participante e entrevistas semiestruturadas. A partir de situações observadas no presente, foi possível acessar passados que a historiografia tradicional localiza num tempo longínquo. Tal abordagem buscou demonstrar como diferentes maneiras de ocupar e interpretar o espaço vão se confrontando e se arrastando na história, por meio de transmissões culturais materiais e imateriais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.