A defesa da conservação do edifício da Escola-Classe 114 Sul em Brasília nas colunas da jornalista Yvonne Jean (1962-1969)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22562/2024.60.01

Palabras clave:

Arquitetura escolar, Brasília, Escola-Classe 114 Sul

Resumen

O artigo tem por objetivo analisar a defesa da conservação do edifício da Escola-Classe 114 Sul em Brasília, nas colunas da jornalista Yvonne Jean, publicadas no jornal diário Correio Braziliense. Foram revisitadas algumas das concepções arquitetônicas e pedagógicas que presidiram a criação da escola, que a queriam como uma instituição moderna e centrada na criança, como partícipe do processo educativo. Ao contrastar o prescrito com o realizado, foi possível observar os maus usos de que a instituição foi sendo objeto ao longo da década de 1960 e que, aos poucos, foram desvirtuando e subvertendo sua proposta educativa. Mais do que relatar essa situação, evidencia-se na escrita de Yvonne Jean um forte caráter interventivo, no sentido de sensibilizar os leitores para empreenderem esforços visando a conservação do edifício da escola-classe e, mais do que isso, o retorno às práticas educativas mediadas pelo espaço escolar, que teriam caracterizado a Escola-Classe 114 Sul nas suas origens.

Biografía del autor/a

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

Doutor em Educação, na área de História da Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. E-mail: juarezdosanjos@unb.br.

Publicado

2024-06-14