Mídia, história e memória
uma análise do programa Salto para o Futuro na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.22562/2024.60.11Palabras clave:
História da Educação, Formação docente, MídiaResumen
Na década de 1990 a TV alcança no Brasil o seu auge como veículo de comunicação de massa. Este objeto midiático influencia a educação e a formação de professores. Foi criada neste contexto pela TV/Escola do MEC um programa com objetivo de atender a demanda da defasagem formativa dos professores. Tal programa intitulado Salto para o Futuro, visava compor a grade de programação televisiva e ainda, ser um meio de formação continuada de professores da educação básica em território nacional. Este artigo, baseado na perspectiva da história da educação e nas teorias críticas do currículo propõe uma análise de parte desses vídeos a fim de compreender como essa linguagem foi utilizada por parte do Estado para atender a demanda formativa de professores. As considerações apontam para a tendência de formação aligeirada que efetivamente não foi capaz de resolver esse complexo problema educativo, mas enquanto experiencia se faz relevante ser analisada enquanto objeto histórico e científico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.