Ruídos de Arquivos do Ciclo do Marabaixo
resistência da Cultura Afro no Estado do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.22562/2024.61.06Palavras-chave:
Ciclo do Marabaixo, Arquivo, DiscursoResumo
Os apontamentos apresentados neste artigo são decorrentes da pesquisa de doutorado intitulada Um inventário arquivístico do Ciclo do Marabaixo: Vestígios de resistência da cultura Afro-amapaense, que fora desenvolvida, ao longo dos anos de 2020 a 2024, no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates/RS, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Brasil (CAPES) e junto ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). O recorte da pesquisa, proposto aqui, diz respeito ao acervo fotográfico do Ciclo do Marabaixo, patrimônio imaterial da cultura do Estado do Amapá, o qual foi investigado por meio de um trabalho arquivístico que envolveu a montagem e a remontagem dos arquivos pesquisados. Desse modo, a investigação toma como procedimento metodológico o arquivo a partir de Michel Foucault (2008), o qual se caracteriza como um conjunto de regras que permite o aparecimento, a ativação e o apagamento de discursos, cujos ecos prolongam-se até o presente. Diante de tal procedimento, verificou-se que os arquivos do Ciclo do Marabaixo são fontes potentes para os estudos arquivísticos, como também para estudos dos saberes culturais afro-amapaenses nos espaços escolares no estado do Amapá.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.