Patrimônio cultural e distritos criativos

uma relação através do Distrito Criativo Centro-Gare

Autores

  • Ana Julia Scortegagna Socal Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonora Romano Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22562/2024.60.09

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Distrito Criativo Centro-Gare, Santa Maria

Resumo

O Distrito Criativo Centro-Gare (DCCG) é uma iniciativa que visa transformar a região do centro histórico da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, através do fomento à economia criativa, valorizando a memória e identidade do território, o qual tem um vínculo intrínseco com o passado ferroviário. Considerando o papel dessa região no desenvolvimento histórico-cultural da cidade, buscou-se identificar de que forma a temática do patrimônio cultural relaciona-se com o Distrito Criativo Centro-Gare, analisando desde a existência de edificações reconhecidas como patrimônio cultural até as ações propostas e desenvolvidas dentro da iniciativa. A partir do conjunto de dados coletados, constatou-se que o patrimônio cultural é abordado de forma transversal e multifacetada, sendo um dos pilares do Distrito Criativo Centro-Gare, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Ana Julia Scortegagna Socal, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Gestora de Turismo (UFSM). Arquiteta e Urbanista (UFSM).

Leonora Romano, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSM.

Downloads

Publicado

2024-06-14