Patrimônio cultural e distritos criativos

uma relação através do Distrito Criativo Centro-Gare

Autores

  • Ana Julia Scortegagna Socal Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonora Romano Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22562/2024.60.09

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Distrito Criativo Centro-Gare, Santa Maria

Resumo

O Distrito Criativo Centro-Gare (DCCG) é uma iniciativa que visa transformar a região do centro histórico da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, através do fomento à economia criativa, valorizando a memória e identidade do território, o qual tem um vínculo intrínseco com o passado ferroviário. Considerando o papel dessa região no desenvolvimento histórico-cultural da cidade, buscou-se identificar de que forma a temática do patrimônio cultural relaciona-se com o Distrito Criativo Centro-Gare, analisando desde a existência de edificações reconhecidas como patrimônio cultural até as ações propostas e desenvolvidas dentro da iniciativa. A partir do conjunto de dados coletados, constatou-se que o patrimônio cultural é abordado de forma transversal e multifacetada, sendo um dos pilares do Distrito Criativo Centro-Gare, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Julia Scortegagna Socal, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Gestora de Turismo (UFSM). Arquiteta e Urbanista (UFSM).

Leonora Romano, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSM.

Downloads

Publicado

2024-06-14