Mídia, história e memória

uma análise do programa Salto para o Futuro na formação docente

Autores

  • Celso Luiz Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Tatiana de Freitas Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22562/2024.60.11

Palavras-chave:

História da Educação, Formação docente, Mídia

Resumo

Na década de 1990 a TV alcança no Brasil o seu auge como veículo de comunicação de massa. Este objeto midiático influencia a educação e a formação de professores. Foi criada neste contexto pela TV/Escola do MEC um programa com objetivo de atender a demanda da defasagem formativa dos professores. Tal programa intitulado Salto para o Futuro, visava compor a grade de programação televisiva e ainda, ser um meio de formação continuada de professores da educação básica em território nacional. Este artigo, baseado na perspectiva da história da educação e nas teorias críticas do currículo propõe uma análise de parte desses vídeos a fim de compreender como essa linguagem foi utilizada por parte do Estado para atender a demanda formativa de professores. As considerações apontam para a tendência de formação aligeirada que efetivamente não foi capaz de resolver esse complexo problema educativo, mas enquanto experiencia se faz relevante ser analisada enquanto objeto histórico e científico.

Biografia do Autor

Celso Luiz Junior, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL

Tatiana de Freitas Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

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Publicado

2024-06-14