O papel do patrimônio cultural no desenvolvimento local na Bahia

a experiência de Cachoeira

Autores

  • Leonardo Freitas Neto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maurício Ferreira Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22562/2024.60.07

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico, Desenvolvimento Local, Cachoeira

Resumo

Este estudo analisa o crescimento de indicadores de desenvolvimento socioeconômico na cidade de Cachoeira, no estado da Bahia, considerando o período entre 2002 a 2016, no qual foram realizadas recuperações e reformas de edificações públicas e privadas tombadas em processo de deterioração. Para tanto, a pesquisa respaldou-se em levantamento bibliográfico, análise documental e dados estatísticos. Os dados coligidos evidenciaram uma articulação entre a política de preservação do patrimônio cultural e outras políticas públicas de desenvolvimento local, revelando uma complexa rede de colaboração que engendrou as ações voltadas para melhorias na qualidade de vida da população nas perspectivas endógena, humana e sustentável.

Biografia do Autor

Leonardo Freitas Neto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Maurício Ferreira Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Ciências Sociais. Professor Associado (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB). Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRB) e Política Social e Território (POSTERR/UFRB).

Downloads

Publicado

2024-06-14