DESAFIOS, OPORTUNIDADES E AÇÕES PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v16i3.7405Palabras clave:
Sustentabilidade econômico-financeira. Prestadores regionais. Saneamento.Resumen
Objetivo: Identificar desafios, oportunidades e ações para promoção de sustentabilidade econômico-financeira dos prestadores de serviços de saneamento.
Método/abordagem: A pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo dos relatórios de administração, de auditoria e notas explicativas de prestadores regionais dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Principais Resultados: Os resultados mostraram que os principais desafios dos prestadores de serviços de saneamento são fatores internos que envolvem o aumento da arrecadação de receitas e o aumento de cobranças em atraso pelos serviços prestados. Quanto às oportunidades, destacam-se o desenvolvimento de produtos e serviços relacionados à expansão dos serviços, modernização tecnológica e recomposição tarifária. Com relação às ações, chama-se atenção para a redução de perdas de distribuição, e otimização de custos e despesas.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: Este estudo avança com as discussões acadêmicas e com formuladores de políticas, evidenciando desafios, oportunidades e ações que promovam a sustentabilidade econômico-financeira. Além disso, pode-se contribuir para discussões sobre o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que está relacionado com o ODS 6 - Água Potável e Saneamento. Dentre as metas dispostas para o ODS 6 destaca-se a meta 6.1, que visa alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos.
Originalidade/relevância: Não foram encontrados estudos que se propusessem a identificar os desafios, oportunidades e ações para a sustentabilidade econômico-financeira dos prestadores de serviços de saneamento a partir da análise dos relatórios emitidos pelos prestadores de serviços.
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