A Educação Patrimonial com um instrumento de preservação e democratização da Memória e do Patrimônio nos museus.

Autores/as

  • Cristiéle Santos de Souza
  • Lisliane Cardôzo
  • Tales Henrique Albarello
  • André Luís Ramos Soares

Resumen

Este artigo busca discutir o papel da educação patrimonial para a conservação e democratização da memória e do patrimônio, bem como a importância política destas ações nos museus. Sendo um artigo teórico, buscamos apresentar sucintamente como a memória e sua preservação tem aspectos sociais e políticos, no que tange a sua conservação, destruição ou esquecimento, Ainda, colocamos nosso entendimento sobre educação patrimonial, ultrapassando a valorização de bens culturais – da elite ou não- para o resgate da historicidade e da auto-estima das pessoas e das comunidades envolvidas. Neste sentido, há necessidade de rever a função do museu tradicional para um papel fundamental de construção de cidadania e identidades culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-07-15