Historia recente, memória e educação: o caso uruguaio
Resumen
A história recente vem trazendo importantes questionamentos para a historiografia em geral pelos seus vínculos com a memória e a demanda social frente ao tema. Procura-se analisar o caso uruguaio, onde os maiores debates têm acontecido em relação ao ensino da ditadura militar (1973-1985) na história escolar e os vínculos com as construções do discurso nacional. Os maiores questionamentos ao ensino dos períodos recentes têm surgido por parte dos políticos dos partidos tradicionais depois que a esquerda chegou ao governo (2005) e incentivou o ensino desse período. O conceito de laicidade, como sinônimo de neutralidade política, foi posto em debate.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.