SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO ACERCA DE FINALIDADES DA ESCOLA
considerações pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8253Palavras-chave:
Finalidades Educativas Escolares, Funções da escola, Ensino Médio, Pandemia, Psicologia sócio-históricaResumo
O ensino remoto emergencial durante a pandemia ocorrida no Brasil nos anos de 2020 e 2021 intensificou a complexa relação da juventude com a escola, trazendo à tona discrepâncias entre as finalidades educativas definidas para o sistema escolar e as expectativas dos jovens. Desse modo, o objetivo deste texto é trazer estudos sobre a visão de finalidades educativas da escola expressas em documentos oficiais, principalmente as referentes ao Ensino Médio, e contrastá-las com significações que os alunos atribuem a essas finalidades no contexto da pós-pandemia. Para esta análise foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre as finalidades educativas do Ensino Médio e uma pesquisa empírica realizada em 2022 e 2023, envolvendo estudantes de uma escola pública de ensino integral de um bairro periférico de São Paulo. A análise dos dados teve como referência a proposta metodológica dos núcleos de significação, na perspectiva da psicologia sócio-histórica. Observou-se que a principal finalidade enunciada pelos alunos para a escola é a preparação para o ingresso no ensino superior e para o mercado de trabalho buscando atingir ascensão social, o que corresponde a finalidades educativas expressas na legislação. No entanto, ao apontarem essa finalidade e, paradoxalmente, estarem vivendo em condições sociais, culturais e materiais marcadas por desigualdades, eles se deparam com a contraditoriedade de uma escola de classe que, pelo seu caráter instrumental, não atende às expectativas da juventude e, muito menos, às aspirações de uma escola humanizante, emancipatória e democrática.
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