SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO ACERCA DE FINALIDADES DA ESCOLA

considerações pós-pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8253

Keywords:

Finalidades Educativas Escolares, Funções da escola, Ensino Médio, Pandemia, Psicologia sócio-histórica

Abstract

O ensino remoto emergencial durante a pandemia ocorrida no Brasil nos anos de 2020 e 2021 intensificou a complexa relação da juventude com a escola, trazendo à tona discrepâncias entre as finalidades educativas definidas para o sistema escolar e as expectativas dos jovens. Desse modo, o objetivo deste texto é trazer estudos sobre a visão de finalidades educativas da escola expressas em documentos oficiais, principalmente as referentes ao Ensino Médio, e contrastá-las com significações que os alunos atribuem a essas finalidades no contexto da pós-pandemia. Para esta análise foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre as finalidades educativas do Ensino Médio e uma pesquisa empírica realizada em 2022 e 2023, envolvendo estudantes de uma escola pública de ensino integral de um bairro periférico de São Paulo. A análise dos dados teve como referência a proposta metodológica dos núcleos de significação, na perspectiva da psicologia sócio-histórica. Observou-se que a principal finalidade enunciada pelos alunos para a escola é a preparação para o ingresso no ensino superior e para o mercado de trabalho buscando atingir ascensão social, o que corresponde a finalidades educativas expressas na legislação. No entanto, ao apontarem essa finalidade e, paradoxalmente, estarem vivendo em condições sociais, culturais e materiais marcadas por desigualdades, eles se deparam com a contraditoriedade de uma escola de classe que, pelo seu caráter instrumental, não atende às expectativas da juventude e, muito menos, às aspirações de uma escola humanizante, emancipatória e democrática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Graduado Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Filosofia da Educação (1984) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias e Processos educacionais.

Juliana Luci Cansone, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Bacharel em Psicologia, mestre em Psicologia da Educação e, mais que tudo, entusiasta pelas ciências humanas e do comportamento.

Published

2025-10-02

How to Cite

LIBÂNEO, J. C.; CANSONE, J. L. SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO ACERCA DE FINALIDADES DA ESCOLA: considerações pós-pandemia . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8253, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8253. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8253. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Pandemia da COVID-19: um tema ainda necessário na educação