Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Pedagógica é uma publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Objetiva promover e incentivar o debate acadêmico entre pesquisadores nacionais e internacionais, visando a disseminação do conhecimento produzido na área da Educação.

Sua política editorial se concentra especialmente em publicar investigações decorrentes de significativas problemáticas educacionais do contexto latino-americano, com base em diferentes perspectivas episte(me)todológicas e pedagógicas.

A revista é de acesso aberto e não cobra taxas de submissão, nem de publicação (no submission charges). Recebe contribuições em português, inglês e espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos enviados à Revista Pedagógica obedece ao seguinte fluxo:

1. Avaliação preliminar:

1.1 Os artigos são submetidos à leitura dos editores e são avaliados quanto a sua adequação ao foco e ao escopo da revista e à linha editorial.

1.2 Os artigos deverão apresentar contribuição original para o campo da pesquisa em educação.

1.3 Os artigos devem possuir potencial para ser referência para outros estudos e pesquisas.

1.4 Apresentar alto nível de correção ortográfica e gramatical.

1.5 Atender as normas da ABNT para citaççes e referências.

1.6 Quando se trata de pesquisas com seres humanos, apresentar explicitamente a aprovação por Comitê de Ética e submeter o comprovante como documento complementar.

1.7 Todos os artigos submetidos serão submetidos a software para identificação de plágio, antes de serem enviados aos avaliadores.

2. Avaliação duplo cego (double blind review):

2.1 Nessa fase o artigo é encaminhado sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do Conselho Editorial ou convidados ad hoc).

2.2 Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES, u o buscador de avaliadores.

2.3 A avaliação levará em conta os seguintes critérios: contribuição à área da educação; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto.

2.4 Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo.

2.5 Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor.

2.6 Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.

2.7 Quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

3. Publicação:

3.1 Uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a normalização científica.

3.2 Publicação em arquivo PDF no site da revista.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Sendo assim, a política de processamento de artigos desde a submissão até a publicação, não cobra taxas dos autores. Isso caracteriza-se como uma política de incentivo a publicação de textos de pesquisadores de todos os países, especialmente aqueles oriundos de países em desenvolvimento.

Revista Pedagógica

A Revista Pedagógica é uma publicação de fluxo contínuo, que busca problematizar, divulgar e empreender reflexões relativas ao campo educacional, privilegiando artigos que abordem questões nas diferentes instâncias: no cotidiano escolar, no mundo do trabalho, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação, enfim, em todas as manifestações da cultura.

UNOCHAPECÓ

Histórico do periódico

A Revista Pedagógica é editada desde 1998, completando 20 anos nesse ano de 2018. A partir de 2019 passou a ter publicação de fluxo contínuo.

Atualmente tem Qualis CAPES B2 em Educação e B1 em Ensino.

Indexadores

- BBE - Bibliografia Brasileira de Educação;

- BIBLAT - Bibliografía latinoamericana;

- CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades;

- Crossref;

- Diadorim;

- Dialnet;

- DOAJ;

- DOI;

- Google Acadêmico;

- ICAP - Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos;

- IRESIE - Base de datos sobre Educación - UNAM;

- Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;

- LiVre - Periódicos de Livre Acesso;

- Portal de Periódicos Capes;