MONITORIA ACADÊMICA A UNIVERSITÁRIOS EM SITUAÇÃO DE DEFICICÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7934

Palabras clave:

Educação Superior, Inclusão, Necessidades Educacionais Específicas, Ciências Humanas

Resumen

A busca pela equidade e acessibilidade tem sido um tema recorrente nas reflexões político-administrativas na Educação Superior. Por conseguinte, o atendimento às demandas educacionais específicas de universitários que se reconhecem na situação de deficiência são pautas em evidência no cenário universitário. O presente artigo objetiva descrever e analisar as dificuldades apresentadas por universitários em situação de deficiência e que apresentam Necessidades Educacionais Específicas, usuários dos serviços do Núcleo de Atenção Pedagógica e Inclusão, de uma universidade brasileira do interior do estado de São Paulo. Para o desenvolvimento do estudo, utilizamos os relatórios desenvolvidos por uma monitora ao longo do acompanhamento efetuado no ano letivo de 2021. A partir dessas informações, foi possível realizar uma análise considerando a metodologia dos “Núcleos de Significação” proposta por Aguiar e Ozella, permitindo assim perceber a subjetividade de cada discente em relação ao ambiente acadêmico. Os núcleos de significação identificados foram: 1) Percepção sobre os serviços e práticas educacionais ofertados; 2) Estratégias e recursos utilizados no trabalho de monitoria; 3) A invisibilidade do discente na sala de aula: combate ao capacitismo na Universidade. Os resultados evidenciaram as contribuições significativas dos serviços ofertados pelo NAPI para a trajetória formativa dos estudantes. Programas desta natureza reafirmam o compromisso institucional na promoção de práticas educacionais inclusivas na Universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Livre Docente em Educação. Pedagoga. Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp, Marilia, SP, Brasil. Bolsista  CNPQ. PQ B2.

Ana Luísa de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNIP)

Graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp.

Fátima Inês Wolf de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Pedagoga.  Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp. Coordenadora do Laredap – Laboratório de Recursos Didáticos Adaptados, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp

Maewa Martina Gomes Da Silva e Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Pedagoga.  Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa "Diferença, Desvio e Estigma", da Unesp/Marília e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Inclusão – GEPeFHI da Universidade do Acre.

Citas

ANUARIO ESTATÍSTICO. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, V. 1(2001). São Paulo: Unesp, APE, 2001 [ano abrangido 2023]. Disponível em: https://ape.unesp.br/anuario/flip2024/4/. Acesso 18. jan 2024,

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. 2 ed. Rio de Janeiro, ABNT, 2023.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sérgio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: ciência e profissão, v. 26, p. 222-245, 2006. DOI:https://doi.org/10.1590/S1414-98932006000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/QtcRbxZmsy7mDrqtSjKTYHp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2024.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL LEI No 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 18 jan. 2024.

BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Políticas afirmativas para a inclusão do surdo no ensino superior: algumas reflexões sobre o acesso, a permanência e a cultura universitária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 92, n. 232, p. 542- 556. 2011. Disponível em: < http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/666> .

CHAHINI, Thelma Helena Costa. O percurso de inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior. Curitiba: Appris, 2016, p. 185.

COSTA, Jefferson de Andrade; MACHADO, Dionleno de Carvalho Pessoa; COSTA, Tatiana de Andrade; ARAÚJO, Fabiana da Cruz; NUNES, Jordânia Cardoso; COSTA, Hérica Tanhara Souza da. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 1, p. 80–95, 2021. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/9. Acesso em: 28 nov. 2024.

FERNANDES, Woquiton Lima; COSTA, Carolina Severino Lopes da. Possibilidades da tutoria de pares para estudantes com deficiência visual no ensino técnico e superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 39-56, 2015.

FORSTER, Mari Margarete dos Santos; FAGUNDES, Maurício César Vitória. Inovações educativas na sala de aula universitária: ruptura paradigmática/resistência ao ethos regulatório. 27a reunião anual da ANPED, 2006.

HOOT, Brittany; WALKER, Jennifer; MASON, George. Peer tutoring. Council for Learning Disabilities, 2012.

KASSAR, Mônica C. M. Deficiência múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas: Autores Associados, 1999.

LOSEKANN, Raquel Gonçalves Caldeira Brant; MOURÃO, Helena Cardoso. Desafios do teletrabalho na pandemia COVID-19: quando o home vira office. Caderno de Administração, v.2 8, p.71-75, 2020.

ZIESMANN, Cleusa Inês; LEPKE, Sonize; JOHANN, Magali Maria. A gestão, o processo de inclusão e as políticas educacionais: possibilidades e inviabilidades no cenário brasileiro. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 24, p. 1-20, ano 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v24i1.7146. Acesso em: 8 fev. 2024.

MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; LOUZADA, Juliana Cavalcante De Andrade; Política de identificação de estudantes em situação de deficiência em uma universidade pública brasileira. Educação e filosofia, V. 36, No. 76, p. 65–96, 2022a. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-61976 Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/61976/36904. Acesso: em 19 jan. 2024.

MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; CIANTELLI, Ana Paula Camilo; NUNES Lauren Cristine Aguiar. Políticas censitárias em universidades públicas da América Latina: a não palavra como lugar de escuta e compreensão de estudantes na situação da deficiência. Revista Cocar. N. 13, 2022b: Dossiê: Inclusão, diversidade e diferença no ensino superior, 1-28, 222. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v0i13 Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/183. Acesso em: 19 jan. 2024.

NÚCLEO DE ATENÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO. NAPI - Unesp - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - Campus de Marília. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/#!/instituicao/administracao/comissoes-assessoras/co missao-de-acessibilidade/nucleo-de-atencao-pedagogica-e-inclusao---napi/ Acesso em: 19 jan. 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: visão e ação. Paris, 1998. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%c3%a7%c3%a30/ declaracao-mundial-sobre-educação-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html . Acesso em: 19 jan. 2024.

SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.

VITÓRIO, Wane Victória Brauna; VENDRAME, Vitória Girotto Moura; SANTOS, Nicole Maximo dos; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; OLIVEIRA, Fatima Ines Wolf de; SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva. Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas no Ensino Superior: perspectivas de monitores bolsistas. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais. Diamantina (MG) Online, 2023. Disponível em: http:// www.even3.com.br/anais/cobicet2023. Acesso em: set. 2023.

UNESP. Portaria no 69, de 12 de fevereiro de 2020. Institui as Diretriz da Política de Acessibilidade e Inclusão da Unesp Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo: Unesp, 2020. Disponível em: https://www.ibilce.unesp.br/Home/Comissoes671/portarias-69-2020.pdf. Acesso em: Acesso em 08 de junho de 2023.

UNESP. Ofício Circular No. 12 de abril de 2023 da Comissão Permanente Acessibilidade e Inclusão, que orienta a operacionalização da oferta de bolsas monitoria e apoio especializado para acessibilidade e inclusão na Unidades da Unesp, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo: Unesp, 2023.

Publicado

2024-11-29

Cómo citar

MARTINS, S. E. S. de O.; OLIVEIRA, A. L. de; OLIVEIRA, F. I. W. de; SOUZA, M. M. G. D. S. e. MONITORIA ACADÊMICA A UNIVERSITÁRIOS EM SITUAÇÃO DE DEFICICÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7934, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7934. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7934. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua