A CRISE NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EM SOCIEDADES COMPLEXAS COMO DESDOBRAMENTO DE MUDANÇAS MACROESTRUTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7693

Palavras-chave:

Contexto da Educação, Família e Educação, Neoliberalismo

Resumo

A hipotética letargia das famílias à participação nos processos educativos e na gestão da escola pública tem sido foco de recentes políticas públicas. Estas partem do pressuposto de que o envolvimento familiar é imprescindível para otimizar o rendimento acadêmico dos estudantes. Neste ensaio, pretende-se discutir a falibilidade de algumas suposições que fundamentam o desenvolvimento destas políticas, evidenciando que a não-participação dos familiares nos processos educativos pode ser compreendida como um desdobramento de mudanças macroestruturais. Argumenta-se que os conflitos na relação família e escola, decorre de uma metamorfose nas relações trabalhistas que levam os pais e responsáveis a um estado de exaustão, perda da legitimidade da função paterna e reconfiguração no modo de compreender a educação, deixando-a de compreender como um bem público e se estabelece com ela uma lógica de consumo, os indivíduos passam a exigir do estado ou da instituição garantias de qualidade sem, contudo, reconhecer o caráter comunitário e a responsividade social com as instituições educativas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutorando em Educação. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES na Universidade de Passo Fundo (PF).

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Pós-doutorado em Educação Intercultural pela Universidade Federal de Santa Catarina sob a orientação do doutor Reinaldo Fleuri. Atualmente é professor e pesquisador na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo onde atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado e doutorado na linha de políticas educacionais. Desenvolve pesquisas no campo das políticas educacionais abordando questões de Estado, democracia, diversidade cultural, movimentos sociais populares, desigualdade socioeconômica e educação.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

LORENZON, M.; MARCON, T. A CRISE NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EM SOCIEDADES COMPLEXAS COMO DESDOBRAMENTO DE MUDANÇAS MACROESTRUTURAIS . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e7693, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.7693. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7693. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua