A CRISE NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EM SOCIEDADES COMPLEXAS COMO DESDOBRAMENTO DE MUDANÇAS MACROESTRUTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7693Palabras clave:
Contexto da Educação, Família e Educação, NeoliberalismoResumen
A hipotética letargia das famílias à participação nos processos educativos e na gestão da escola pública tem sido foco de recentes políticas públicas. Estas partem do pressuposto de que o envolvimento familiar é imprescindível para otimizar o rendimento acadêmico dos estudantes. Neste ensaio, pretende-se discutir a falibilidade de algumas suposições que fundamentam o desenvolvimento destas políticas, evidenciando que a não-participação dos familiares nos processos educativos pode ser compreendida como um desdobramento de mudanças macroestruturais. Argumenta-se que os conflitos na relação família e escola, decorre de uma metamorfose nas relações trabalhistas que levam os pais e responsáveis a um estado de exaustão, perda da legitimidade da função paterna e reconfiguração no modo de compreender a educação, deixando-a de compreender como um bem público e se estabelece com ela uma lógica de consumo, os indivíduos passam a exigir do estado ou da instituição garantias de qualidade sem, contudo, reconhecer o caráter comunitário e a responsividade social com as instituições educativas.
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