O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA

Autores/as

  • Ana Paola Sganderla Universidade Federal de Santa Catarina
  • Diana Carvalho de Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4471

Palabras clave:

República, Escola Normal, Formação de professores

Resumen

Este artigo tem como foco as aspirações de ordem e conformação na formação de professores nos anos finais da monarquia e no início da República, a partir da análise de discursos dos governadores do Estado de Santa Catarina e na legislação educacional referente à Escola Normal. As iniciativas para a instituição da Escola Normal são anteriores à República, onde já observam o direcionamento das questões morais, da adequação de comportamentos e dos cuidados de saúde e higiene, bem como a preocupação com a causa educacional para formação do povo catarinense, mesmo com as descontinuidades que teve o curso de formação. No regime republicano, por sua vez, foram centrais a ideias de mudança de hábitos da população, principalmente, sobre a formação de uma nova mentalidade dos professores que poderiam ser os agentes responsáveis pela conformação da população às questões morais que os dirigentes consideravam necessárias à República.

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Biografía del autor/a

Ana Paola Sganderla, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora colaboradora no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e no Departamento de
Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Paraná.

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Professora titular da Universidade
Federal de Santa Catarina.

Publicado

2020-08-05

Cómo citar

SGANDERLA, A. P.; CARVALHO DE CARVALHO, D. O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–20, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4471. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4471. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua