Sobre la revista
Foco e Escopo
A Revista Pedagógica é uma publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Objetiva promover e incentivar o debate acadêmico entre pesquisadores nacionais e internacionais, visando a disseminação do conhecimento produzido na área da Educação.
Sua política editorial se concentra especialmente em publicar investigações decorrentes de significativas problemáticas educacionais do contexto latino-americano, com base em diferentes perspectivas episte(me)todológicas e pedagógicas.
A revista é de acesso aberto e não cobra taxas de submissão, nem de publicação (no submission charges). Recebe contribuições em português, inglês e espanhol.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos artigos enviados à Revista Pedagógica obedece ao seguinte fluxo:
- Avaliação preliminar:
1.1 Os artigos são submetidos à leitura dos editores e são avaliados quanto a sua adequação ao foco e ao escopo da revista e à linha editorial.
1.2 Os artigos deverão apresentar contribuição original para o campo da pesquisa em educação.
1.3 Os artigos devem possuir potencial para ser referência para outros estudos e pesquisas.
1.4 Apresentar alto nível de correção ortográfica e gramatical.
1.5 Atender as normas da ABNT para citaççes e referências.
1.6 Quando se trata de pesquisas com seres humanos, apresentar explicitamente a aprovação por Comitê de Ética e submeter o comprovante como documento complementar.
1.7 Todos os artigos submetidos serão submetidos a software para identificação de plágio, antes de serem enviados aos avaliadores.
- Avaliação duplo cego (double blind review):
2.1 Nessa fase o artigo é encaminhado sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do Conselho Editorial ou convidados ad hoc).
2.2 Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES, u o buscador de avaliadores.
2.3 A avaliação levará em conta os seguintes critérios: contribuição à área da educação; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto.
2.4 Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo.
2.5 Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor.
2.6 Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.
2.7 Quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.
- Publicação:
3.1 Uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a normalização científica.
3.2 Publicação em arquivo PDF no site da revista.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Sendo assim, a política de processamento de artigos desde a submissão até a publicação, não cobra taxas dos autores. Isso caracteriza-se como uma política de incentivo a publicação de textos de pesquisadores de todos os países, especialmente aqueles oriundos de países em desenvolvimento.
Revista Pedagógica
A Revista Pedagógica é uma publicação de fluxo contínuo, que busca problematizar, divulgar e empreender reflexões relativas ao campo educacional, privilegiando artigos que abordem questões nas diferentes instâncias: no cotidiano escolar, no mundo do trabalho, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação, enfim, em todas as manifestações da cultura.
Sponsors
UNOCHAPECÓ
Histórico do periódico
A Revista Pedagógica é editada desde 1998, completando 20 anos nesse ano de 2018. A partir de 2019 passou a ter publicação de fluxo contínuo.
Atualmente tem Qualis CAPES B2 em Educação e B1 em Ensino.
Indexadores
- BBE - Bibliografia Brasileira de Educação;
- BIBLAT - Bibliografía latinoamericana;
- CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades;
- Crossref;
- Diadorim;
- Dialnet;
- DOAJ;
- DOI;
- Google Acadêmico;
- ICAP - Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos;
- IRESIE - Base de datos sobre Educación - UNAM;
- Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;
- LiVre - Periódicos de Livre Acesso;
- Portal de Periódicos Capes;
- Sumários;
- REDID - Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico;
- WordCat.








