O LUGAR DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INVESTIGANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Authors

  • Thalita Nicolodi Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4120

Keywords:

Educação Infantil, Práticas pedagógicas, Desenho

Abstract

O artigo tem o objetivo problematizar as práticas pedagógicas que incluem o desenho na Educação Infantil. As discussões apresentadas apoiam-se em autores como Vygostky (2009), Kishimoto (2001), Iavelberg (2013) e Derdyk (2015), dentre outros. A pesquisa foi realizada por meio de observações de práticas e registro em diário de campo em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de uma cidade de médio porte no interior do Paraná, em turmas de crianças na faixa etária de 2 a 4 anos de idade. Foi possível reconhecer que o desenho tem uma existência empobrecida no cotidiano das práticas pedagógicas e que as crianças têm pouca participação no processo de criação, configurando-se como uma ação com pouco significado para o desenvolvimento das crianças pela forma como é proposta e desenvolvida. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thalita Nicolodi, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR; Doutora em Educação pela USP.

Published

2020-08-05

How to Cite

NICOLODI, T.; MESOMO LIRA, A. C. O LUGAR DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INVESTIGANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–22, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4120. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4120. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Infância e Crianças: discussões à luz da Sociologia da Infância