O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFC: histórias da década de 1960 e no contexto da ruptura institucional de 2016

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.3996

Keywords:

Ativismo político, Movimento estudantil, UFC, Educação

Abstract

Este artigo visa revisitar a história da Universidade Federal do Ceará, destacar o protagonismo político dos estudantes, registrar e compreender as narrativas de militantes que ocuparam a Faculdade de Educação em fins de 2016, na conjuntura do golpe parlamentar jurídico-midiático. A revisão bibliográfica reconstitui fatos e contextos, ressignificando a interpretação de conjunturas críticas que motivam para o movimento social e a metodologia da História Oral e Nova História, mediante a qual se propõe o método de entrevistas para extrair das narrativas vivências que despertam subjetividades durante momentos de luta. Recentemente os militantes radicalizaram, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição nº 241, promulgada pela Emenda Constitucional nº 95, que limita despesas e compromete investimentos em educação. A experiência resultou em mais sentimento de empatia, solidariedade e habilidade para articular os coletivos em favor de conquistas políticas entre os sujeitos da ação social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

TÂNIA GORAYEB SUCUPIRA

Doutoranda em Educação PPGE/FACED/UFC. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

JOSÉ GERARDO VASCONCELOS, UFC

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Pós-Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

Published

2020-08-05

How to Cite

SUCUPIRA, T. G.; VASCONCELOS, J. G. O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFC: histórias da década de 1960 e no contexto da ruptura institucional de 2016. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–23, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.3996. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3996. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos Demanda Contínua