OS SABERES PEDAGÓGICOS MUSICAIS QUE CONSTITUEM A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7883

Palavras-chave:

Saberes musicais, Identidade profissional, Trabalho docente, Professores não especialistas em música

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar os saberes pedagógicos musicais que constituem a identidade profissional de professores não especialistas em música. Com base na epistemologia da prática profissional de Maurice Tardif, realizou-se uma investigação qualitativa, no contexto de uma observação participante, que envolveu quatro professores de Arte, habilitados em Artes Visuais/Plásticas. O material empírico foi constituído por meio de questionários, entrevistas e notas de campo da observação participante. Os dados revelaram que os saberes pedagógicos musicais que constituem a identidade profissional dos professores estão relacionados ao planejamento das aulas, às estratégias de ensino, à articulação com outras áreas do conhecimento, às atividades práticas e à avaliação da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Educação (UNOESC/JOAÇABA). Acadêmico de Medicina (UNC/CONCÓRDIA). Pesquisador na área de Educação, Artes, Música e Tecnologias.

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação (Universidade Federal Fluminense); Professora visitante da Universidade Federal do Rio Grande (FURG/PPGEDU) e professora aposentada da UFPEL. 

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

DE SOUZA BORGES, A.; DELGADO, A. C. C. OS SABERES PEDAGÓGICOS MUSICAIS QUE CONSTITUEM A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–29, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7883. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7883. Acesso em: 5 out. 2024.

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