Uma educação básica em relações étnico-raciais: alunos em cena no ensino de história em Quixadá

Autores

  • Valéria Soares de Oliveira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Isaíde Bandeira da Silva
  • Vilarin Barbosa Barros

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v25i41.3657

Palavras-chave:

Palavras-chave, Idosos, Prevenção de Quedas, Fisioterapia

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma análise acerca de práticas racistas manifestadas através de “brincadeiras” cotidianas em escolas do município de Quixadá, no Ceará (CE). A problemática foi detectada na fala de diversos(as) alunos(as) quando da realização de entrevistas para uma pesquisa, na qual abordamos o racismo no Brasil. A partir delas, percebemos que os(as) estudantes entrevistados(as) ressaltavam, no contexto escolar, supostas “brincadeiras” que, na verdade, bem podem trazer marcas de práticas racistas. Por isso, fizemos um recorte das entrevistas para melhor avaliar essas práticas, muitas vezes naturalizadas, no espaço escolar e dialogamos os relatos com autores que tratam das relações étnico-raciais como Munanga (2005), Sales Jr. (2006) e Fanon (2008). Compreender a vivência escolar e as relações nesse espaço se faz necessário para que a temática seja debatida e problematizada na academia, bem como nos mais variados setores de nossa sociedade.

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Publicado

2017-03-03

Edição

Seção

Dossie Relações étnico-raciais e Educação