Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outra revista; caso contrário deve-se justificar em "Comentários ao Editor";
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word.

  • A identificação dos autores deve constar em documento complementar que deverá ser anexado na transferência de documentos suplementares. O arquivo deverá conter: Título do artigo, nome por extenso de cada autor, com seu(s) título(s) acadêmico(s) mais elevado(s), sua vinculação institucional (função, instituição, departamento, e outros), cidade, estado, país e endereço eletrônico de todos os autores do artigo.
  • Este artigo está revisado de acordo com as normas de metodologia científica (ABNT).
  • Este artigo está revisado de acordo com as normas de ortografia.
  •  O texto segue os padrões descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Os arquivos para submissão estão em padrão Microsoft Word.

  • O artigo ou ensaio possui entre 10 e 20 páginas; Os relatos de experiência possuem entre 5 e 10 páginas; A resenha possui entre 3 e 5 páginas.
  • O texto deve ser elaborado em espaço 1,5, fonte 12, Times New Roman. Todas as ilustrações (tabelas, gráficos e figuras) devem estar em preto e branco e inseridas no texto. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, não devendo ultrapassar os 2MB).
  • O autor pode enviar imagens para ilustrar seu texto, acompanhadas de legenda e  créditos. Devem ser em preto e branco, com resolução média de 300 dpi.

  • Os artigos devem ser organizados em:

    -Título (máximo de 15 palavras) na língua original e traduzido para o inglês e espanhol; 

    -Resumo em português, espanhol e inglês (máximo de 250 palavras cada); Palavras-chave em português, espanhol e inglês (mínimo 3 e máximo de 5 palavras cada separadas por ponto). O resumo deverá descrever sucintamente: a problemática do artigo, objetivos, abordagem teórico-conceitual, metodologia, resultados e considerações finais.

  • As referências deverão estar em ordem alfabética, obedecendo a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, vigente), conforme o modelo a seguir:

    Livro: autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação:

    LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

    Capítulo de livro: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial-final do capítulo referenciado:

    AQUINO, Joacir Rufino de; SCHNEIDER, Sergio. O Pronaf e o desenvolvimento rural brasileiro: avanços, contradições e desafios para o futuro. In: GRISA, Catia; SCHNEIDER, Sergio (Org.). Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2015.

    Artigo de períodico: autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento:

    DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.

    Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos: Os elementos essenciais para trabalho acadêmico são: autor, título, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. EXEMPLO 1 — Elementos essenciais:

    AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Diretrizes para Autores

A Revista Grifos aceita artigos de mestrese doutorandos, desde que com autoria de doutores. Textos com graduandos como coautores serão aceitos mediante decisão dos editores.

- A Revista Grifos não cobra nenhum valor financeiro para submissão e publicação dos trabalhos científicos.

- É requiso que todos os autores possuam o registro na plataforma https://orcid.org/ e informem o referido número no cadastro pessoal no ambiente da Revista Grifos;

- O artigo deve ser original e inédito no Brasil ou em outro país.

- O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico.

- Dois é o número máximo de artigos que podem ser submetidos por autor por ano, independentemente da posição de autoria.

- Quatro é o número máximo de autores por artigo.


Passos para submissão

- Faça seu cadastro (login e senha) no site da Grifos: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/

- Os autores deverão submeter o texto conforme o Template da Revista Grifos disponibilizado no seguinte link: i) copiar no link; ii) fazer o dowload; iii) transferir para o arquivo para seu computador de seu uso; NÃO EDITAR NO ARQUIVO DISPONIBILIZADO:

https://drive.google.com/file/d/1r0lKJpmwf2B3yU9QzaC8DpqNs-6gFU9L/view?usp=sharing

 

- Acesse o sistema usando login e senha, e escolha o perfil de AUTOR.

- Clique em "Clique aqui para iniciar o processo de Submissão".

- Siga os passos solicitados pelo sistema e faça o upload do seu arquivo em padrão MS Word.

- Concluída a submissão, você poderá acompanhar o processo de avaliação com seu login e senha.

- Os artigos aceitos para publicação, no processo de editoração "Leitura de Provas" deverão necessáriamente ser revisados quanto a normas gramaticais, ortográficas e da ABNT por profissional da área. A Revista Grifos solicitará uma declaração assinada pelo profissonal que realizou a revisão.

Normas técnicas 

- As referências deverão estar citadas ao longo do texto e vir ao final do manuscrito seguindo a norma NBR-6023/2002 da ABNT.

- Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas para comentar ou ampliar alguma conceituação ou informação complementar que possa esclarecer o tema abordado, e não para fazer referências.

- Tabelas, quadros, gráficos e figuras devem vir presentes no corpo do texto e numerados, e não ao final do documento.

Dossie Relações étnico-raciais e Educação

Dossiê Relações Étnicorraciais e Educação

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.