Radialista internacional conversa com estudantes de jornalismo

Texto Vanessa Marquezzan*

Nesta terça-feira (11) os estudantes do curso de jornalismo da Unochapecó tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com o locutor Aguinaldo José de Souza Filho que estava de passagem pela região oeste de Santa Catarina.  O bate-papo despertou o interesse dos alunos por ser um relato pessoal e  profissional.

Aguinaldo viveu seis anos na Europa e 32 anos nos Estados Unidos, há 13 anos voltou para o Brasil, para morar em Florianópolis. Trabalhou em rádios como a Voz da América, Rádio Suécia e Rádio Praga como tradutor e locutor, foi narrador esportivo na PSN,  produtor em televisão,  e exerceu outras atividades de locução na BBC e TNT. O livro “Aventuras de um radialista brasileiro na mídia internacional” narra sua trajetória ao longo da carreira.

Pelos estudantes estarem muito próximos aos meios tradicionais, a conversa mostrou novas visões e oportunidades de atuação. Para a professora Angélica Lüersen, “as oportunidades existem e são muitas, mas você precisa estar qualificado e saber não são restritas”.

Já a estudante do terceiro período de jornalismo, Diana Heinz ressalta a importância deste tipo de encontro: “Foi muito interessante conferir esta experiência, ele relatou a realidade e as dificuldades que encontrou, e deixou uma mensagem de esperança de que tudo é possível, basta querer”.

*Estagiária sob a supervisão de Ilka Goldschmidt

Imagem: Cajor