NO AR: Atividade comemora 30 anos de Paulo Gomes no Rádio

Terceiro período de Jornalismo conhece o estúdio da Super Condá. (Foto: Paula Fernanda Taffarel Benetti)

Terceiro período de Jornalismo no estúdio da Super Condá (Foto: João Victor Santos)

A turma do terceiro período de jornalismo teve na noite de sexta feira, (17), uma aula diferente. Ao completar 30 anos de atuação em rádio, o professor de radiojornalismo da Unochapecó, Paulo Gomes,  levou os alunos conhecerem as torres de transmissão e o estúdio da rádio onde trabalha, a rádio Super Condá.

Além de estar semanalmente no laboratório de rádio, onde ocorrem as aulas, e ter acesso aos equipamentos, os estudantes de jornalismo puderam conhecer como é feita a transmissão dos programas pelas antenas e os estúdios da rádio. Para os alunos a visita foi um momento de descontração e também aprendizado. Mariah Dallelaste, que já atuou no rádio e hoje cursa jornalismo, conta que foi uma experiência única, incrível. “É muito gratificante poder levar a notícia para várias pessoas, saber que a tua voz vai ser ouvida, faz com que tudo valha a pena”, revelou.

Paulo Gomes, nesses 30 anos de carreira, recebeu 12 prêmios, entre eles o Prêmio Ibero Americano de Jornalismo para a Infância- Unicef 1989 e  prêmio Méritus Unochapecó destaque comunitário – 2011. É jornalista formado pela Unochapecó e bacharel em história pela mesma instituição.

Na oportunidade, os estudantes aprenderam a utilizar o programa de edição Sound Forge. (Foto: Paula Fernanda Taffarel Benetti)

Na oportunidade, os estudantes aprenderam a utilizar o programa de edição Sound Forge (Foto: Paula Fernanda Taffarel Benetti)

Atuando no radiojornalismo local, Paulo fez diversas reportagens que contribuíram com a comunidade de Chapecó. Ele recorda da matéria sobre desnutrição e mortalidade infantil entre os indígenas kaingangs no bairro Universitário. A partir desta reportagem o poder público municipal foi motivado a apresentar soluções para o problema. Criou-se então a Aldeia Condá, com objetivo de amparar e cuidar daquelas pessoas. “Esse é o resultado que esperamos de uma reportagem. O prêmio maior é a mudança de vida para essas famílias”, afirma Paulo Gomes.

Pela rádio Super Condá, seu programa, Condá na Comunidade, que completa 15 anos no mês de junho, vai ao ar todos os sábados, ao vivo, das 14h às 16h pela frequência AM 610.

Texto: Paula Fernanda Taffarel Benetti