Curso de Jornalismo recebe jornalista da Globo News

Curso de Jornalismo recebe jornalista da Globo News

Palacios contou sobre suas experiências na cobertura jornalística na América do Sul desde 1995, em que esteve acompanhando fatos históricos, como eleições, crises políticas e econômicas, tentativas de golpe de Estado, rebeliões populares e terremotos. Segundo ele, as coberturas dos veículos de comunicação brasileiros estão focadas nos interesses políticos, econômicos e culturais de cada povo. Durante a sua estada na argentina constatou que a relação do governo argentino com a imprensa é conflituosa, pois os veículos de comunicação que não esboçam elogios ao governo, são censurados.

Outro assunto abordado foi as mudanças do jornalismo, ocasionadas pelo avanço da internet, que colaborou para o surgimento de novas práticas de produção de conteúdo. Acompanhar o mercado, produzir e adaptar textos de um mesmo assunto para diferentes mídias, é um dos deveres de um jornalista, pois, “ele tem que fazer texto, áudio, vídeo e pensar em como divulgar nas redes sociais”, ressalta Palacios. O jornalista observa que esse avanço dificultou os jornais impressos de se manter financeiramente, “a publicidade, que deixou de ser divulgada no papel, não foi para a internet”.

O jornalista

PlaciosAriel Palácios formou-se em 1987 na Universidade Estadual de Londrina (PR) e fez o Master de Jornalismo do jornal El País (Madri) em 1993. Hoje é correspondente em Buenos Aires, Argentina, no canal de notícias Globo News e eventualmente colabora com o Observatório da Imprensa.

Já foi colunista da Revista Imprensa; Correspondente do jornal O Estado de São Paulo, entre 1995 a 2015; Trabalhou como correspondente na rádio CBN de 1996 a 1997; Na rádio Eldorado de 1997 a 2005; Em 2014, em parceria com o jornalista Guga Chacra, escreveu o livro, “Os Hermanos e Nós”, sobre o futebol argentino e os mitos da rivalidade Brasil-Argentina; Recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor correspondente brasileiro de mídia impressa no exterior; E em 2013 publicou o livro “Os Argentinos”, pela Editora Contexto, uma espécie de “manual” sobre a Argentina.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.