Carlos Macedo foi o convidado da oficina de Fotografia da Semana Acadêmica de Jornalismo Unochapecó

Por Chris Marin

No segundo dia da semana acadêmica “Perspectivas do Jornalismo em um mundo de convergência: o que podemos aprender com os novos formatos”, a terceira oficina contou com o tema da Fotografia.

Realizada na terça-feira (21), a atividade foi mediada pela professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Unochapecó, Angélica Lüersen, que também tem experiência profissional e acadêmica na área da Fotografia. A oficina foi ministrada por Carlos Macedo, jornalista que trabalha como fotojornalista, storyteller e filmmaker.

A atividade foi realizada como uma conversa entre os alunos participantes, a professora mediadora e Carlos. O início contou com o relato de sua carreira até os dias atuais, a partir da vivência por oito anos como repórter multimídia da editoria de imagem dos jornais Zero Hora, Diário Gaúcho e Agência RBS. Além disso, contou sobre suas experiências como freelancer para os jornais Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de São Paulo e Metro.

Durante a oficina de 3 horas de duração, foram compartilhadas experiências dos próprios alunos em suas produções dentro e fora da universidade, o que possibilitou que a troca de conhecimentos fosse feita de maneira horizontal. Entre os assuntos abordados, Carlos descreveu sobre o contato que teve como jornalista com as fontes, sobre a importância do respeito, de compreender que “somos igual a todo mundo”, e que a função da profissão de ser um instrumento para apresentar ao mundo as histórias.