SATISFAÇÃO NO TRABALHO: A PERSPECTIVA DE FUNCIONÁRIOS DO SETOR OPERACIONAL DE UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA ATACAREJO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v17i2.7906

Palabras clave:

Satisfação no trabalho, Eficiência Operacional, Supermercatista Atacarejo, Escala EST

Resumen

Objetivo: Este estudo tem por objetivo avaliar a satisfação no trabalho dos funcionários da categoria operacional de uma empresa do setor supermercadista atacarejo, em Anastácio (MS).

Método/abordagem: O método da pesquisa possui caráter quantitativo e utiliza a Escala de Satisfação ao Trabalho (EST) de Siqueira (2008), que propõe a análise de estatística descritiva a partir de cinco dimensões de análise de satisfação: com os colegas; com o salário; com a chefia; com a natureza do trabalho e com as promoções. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2023 e contou com a participação de 54 funcionários de nível operacional.

Principais resultados: A pesquisa permitiu identificar que, de modo geral, os trabalhadores estão indiferentes ao ambiente de trabalho; não demonstram satisfação, nem insatisfação. O estudo apresentou nuances em relação à percepção dos funcionários a respeito da injustiça quanto à sua qualificação e compensação. Isso ao considerar a insatisfação salarial em relação à sua capacitação profissional e como ela é aproveitada no seu ofício. Tais aspectos relacionados ao nível de indiferença acentuado, constatado na média da dimensão das promoções, sustenta essa hipótese.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: De modo prático, os resultados contribuem ao indicar as principais dimensões que necessitam de melhoria nos processos de gestão organizacional.

Originalidade/relevância: A pesquisa corrobora com propostas de avaliação de satisfação no trabalho a partir de escalas pré-validadas ao contexto brasileiro. No mais, proporciona contribuições teóricas ao gerar resultados relacionados a um segmento específico de negócio, o supermercadista atacarejo, o que pode contribuir significativamente como fonte de informações para análises estratégicas de benchmarking por empresas relacionadas ao setor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Colman Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração

Raphael Colman Soares, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração

Mariana A´parecida Euflausino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Citas

Almeida, H., Orgambídez-Ramos, A., Monteiro, I., & Sousa, F. (2013). Manual de comportamento organizacional: guia de apoio ao estudante universitário. Silabas & Desafios.

Acto, S. H. Condições de trabalho e satisfação com a vida em geral: o papel mediador da satisfação com os papéis de vida numa amostra de enfermeiros [Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28728/1/ulfpie051895_tm_tese.pdf

Bateman, T. S., & Snell, S. A. (1998). Administração: construindo vantagem competitiva. Atlas.

Bozzo, A. L., & Ferreira, M. P. (2020). Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas. Revista de Gestão e Secretariado, 11(1), 126-150. https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/941

Calsavara, A. R. (2009). Atacarejo: estratégia planejada ou mera coincidência?. Administração de Empresas em Revista, 1(4), 47-64. https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/941

Fathurahman, M. (2022). Análise do caminho entre satisfação e lealdade no trabalho tendo ambiente e cultura de trabalho como variáveis explicativas. PRODUKTIF: Journal Kepegawaian and Organisasi, 1(1), 36- 43.

Fonseca, R. M. P. (2014). Satisfação profissional nas USF da ARS Centro: fatores intrínsecos e extrínsecos do trabalho [Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra]. Repositório da Universidade de Coimbra. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/27359

Gonçalves, L. S., Silva, J. C., Espíndola, M. A., Machado, D. M., & Pereira, P. C. (2023). Pesquisa de clima organizacional x satisfação dos funcionários: desafios, avanços e limitações. E-Acadêmica, 4(1), e2541435. https://doi.org/10.52076/eacad-v4i1.435

Hartika, A., Fitridiani, M., & Asbari, M. (2023). O efeito da satisfação e da lealdade no trabalho no desempenho dos funcionários: uma revisão narrativa da literatura. Journal of Information Systems and Management, 2(3), 9-15.

Hsien, H. W., Giuliani, A. C., Cunha, C. F., & Pizzinato, N. K. (2012). Atacado e atacarejo como opção de compra de clientes de distribuidora de alimentos. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 5(1), 11-28. https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/3797

Judge, T. A., Zhang, S. C., & Glerum, D. R. (2020). Job satisfaction: essentials of job attitudes and other workplace psychological constructs. Routledge.

Lima, T. C. S., & Mioto, R. C. T. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, 10(Especial), 37-45.

Magnus, L. (2023). A importância da hierarquia empresarial: conheça seus tipos, níveis e muito mais. Genyo. https://genyo.com.br/hierarquia-empresarial/

Martinez, M. C., & Paraguay, A. I. B. B. (2003). Satisfação e saúde no trabalho: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 6(1), 59-78.

Mullins, L. J. (2004). Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional (4. ed.). Bookman.

Nascimento, T. (2022). Satisfação no trabalho: um estudo com trabalhadores de call center [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Ceará]. Repositório da Universidade Federal do Ceará. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68862

Ndilimeke, N. (2020). O impacto das condições de trabalho na satisfação dos trabalhadores: estudo de caso: Externato Álvares Cabral [Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Gestão]. Repositório do Instituto Superior de Gestão. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/31666

Porto, J. B., & Tamayo, A. (2003). Desenvolvimento e validação da escala de valores do trabalho - EVT. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19(2), 145-152. https://doi.org/10.1590/S0102-37722003000200006

Raupp, F. M., & Beuren, I. M. (2006). Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. Atlas.

Riyanto, S., Endri, E., & Herlisha, N. (2021). Effect of work motivation and job satisfaction on employee performance: mediating role of employee engagement. Problems and Perspectives in Management, 19(3), 162.

Robbins, S. P. (2005). Comportamento Organizacional. Pearson Prentice Hall.

Romelus, L. (2022). Clima organizacional e satisfação dos colaboradores do supermercado Varejão Romera na cidade de São Paulo. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal da Fronteira Sul]. Repositório da Universidade Federal da Fronteira Sul. https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/5669/1/ROMELUS.pdf

Ruiz, R. (2023). Dados gerais: os grandes números do setor. ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. https://www.abras.com.br/economia-e-pesquisa/ranking-abras/dados-gerais

Soraggi, F., & Paschoal, T. (2011). Relação entre bem-estar no trabalho, valores pessoais e oportunidades de alcance de valores pessoais no trabalho. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 11(2), 614-632.

Silva, M. A. N., & Araújo, T. M. (2019). Satisfação no trabalho: uma revisão da literatura. Revista da Administração Contemporânea, 23(3), 326-346.

Silva, C. R. M. (2019). Operations & Production Management. [E-book]. Atena. https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/operations-production-management

Siqueira, M. M. M. (2008). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Artmed.

Spector, P. E. (2003). Psicologia nas organizações. Saraiva.

Santos, J. S. (2021). Satisfação no trabalho dos servidores da Prefeitura Municipal de Amambai-MS [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal da Grande Dourados]. Repositório da Universidade Federal da Grande Dourados. https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4740/1/JosevandroSantosSilva.pdf

Walton, R. E. (1973). Quality of working life: what is it? Sloan Management Review, 15(1), 11-21.

Winkelhaus, S., Grosse, E. H., & Glock, C. H. (2022). Satisfação no trabalho: um estudo exploratório sobre mudanças nas características de trabalho dos funcionários na Intralogística 4.0. Journal of Business Logistics, 43(3), 343-367.

Wright, T. A., & Cropanzano, R. (2000). Bem-estar psicológico e satisfação no trabalho como preditores de desempenho no trabalho. Jornal de Psicologia da Saúde Ocupacional, 5(1), 84-94.

Zoldan, J. P. (2013). Satisfação no trabalho. Revista Científica da Faculdade de Administração e Negócios da Universidade Estácio Ribeirão Preto, 24 (1), 1-12.

Publicado

2024-11-18