Memórias e reflexões sobre as enchentes em Canoas (RS)

Como superar esses traumas?

Autores

  • Claudiâni Guimarães Vargas Gonçalves Universidade La Salle
  • Jéssica da Rocha Testa Universidade La Salle
  • Judite Sanson de Bem Universidade La Salle
  • Moisés Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.22562/2024.61.12

Palavras-chave:

Canoas, Memórias, Enchentes

Resumo

Canoas situa-se na Região Metropolitana de Porto Alegre e nestes últimos 70 anos tem sofrido sobremaneira devido aos alagamentos. No mês de maio de 2024, o município sofreu uma terrível enchente derivada do transbordamento e do rompimento dos diques de contenção que circundam a cidade, mas que deveriam evitar essas catástrofes. O objetivo deste artigo é apontar a trajetória de incidentes neste município que tem prejudicado sobremaneira a população e traz memórias sociais difíceis de serem superadas. As imagens foram coletadas através de pesquisa bibliográfica e documental em sites, na Fototeca do Museu do Unilasalle e artigos. Este trabalho é o resultado parcial de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiâni Guimarães Vargas Gonçalves, Universidade La Salle

Doutoranda e Mestra em Memória Social e Bens Culturais (Linha: Memória, Cultura e Gestão) pela Universidade La Salle (Unilasalle).

Jéssica da Rocha Testa, Universidade La Salle

Historiadora e Mestranda em Memória Social e Bens Culturais (Linha: Memória, Cultura e Identidade) pela Universidade La Salle (Unilasalle).

Judite Sanson de Bem, Universidade La Salle

Doutora em História Íbero Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Moisés, Universidade La Salle

Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (Linha: Memória, Cultura e Gestão) pela Universidade La Salle (Unilasalle).

Downloads

Publicado

2024-12-19