ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica A. Juss) ASSOCIADO A SILÍCIO E MANGANÊS SOBRE A INCIDÊNCIA DE TRIPES (Thrips tabaci Lind.), SEVERIDADE DE MÍLDIO (Peronospora destructor Berk. Casp.) E PRODUTIVIDADE DE CEBOLA EM SISTEMA ORGÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v20i1.6663Palabras clave:
Agricultura orgânica. Allium cepa. Peronospora destructor. Thrips tabaci.Resumen
O manejo fitossanitário de cebola em fase vegetativa é direcionado ao inseto tripes, Thrips tabaci Lind., e ao míldio causado pelo oomiceto Peronospora destructor Berk. Casp. O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicação foliar de óleo de nim associado à terra de diatomáceas e ao sulfato de manganês sobre a incidência de tripes, severidade de míldio, produtividade e rendimento pós-colheita de cebola em sistema orgânico. O estudo foi conduzido na Epagri, Estação Experimental de Ituporanga, SC, nos anos de 2016 e 2018. Em 2016, os tratamentos foram pulverizações foliares de óleo de nim nas concentrações de 0,13%, 0,25%, 0,5% e 1%, em mistura à terra de diatomáceas a 0,5% e controle sem aplicação. Em 2018, os tratamentos foram pulverizações foliares do óleo de nim nas concentrações de 0,13%, 0,25%, 0,5% e 1%, em mistura com sulfato de manganês a 0,5% e controle sem aplicação. O óleo de nim associado à terra de diatomáceas e ao sulfato de manganês reduz os danos causados por tripes. A severidade de míldio em cebola em sistema orgânico pode ser reduzida pela adição de sulfato de manganês ao óleo de nim. A severidade de míldio não foi influenciada pelo óleo de nim com a adição de terra de diatomáceas. A incidência de tripes, a produtividade e o rendimento pós-colheita de cebola não foram influenciados pelos tratamentos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Acta Ambiental Catarinense
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.