ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica A. Juss) ASSOCIADO A SILÍCIO E MANGANÊS SOBRE A INCIDÊNCIA DE TRIPES (Thrips tabaci Lind.), SEVERIDADE DE MÍLDIO (Peronospora destructor Berk. Casp.) E PRODUTIVIDADE DE CEBOLA EM SISTEMA ORGÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v20i1.6663Keywords:
Agricultura orgânica. Allium cepa. Peronospora destructor. Thrips tabaci.Abstract
O manejo fitossanitário de cebola em fase vegetativa é direcionado ao inseto tripes, Thrips tabaci Lind., e ao míldio causado pelo oomiceto Peronospora destructor Berk. Casp. O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicação foliar de óleo de nim associado à terra de diatomáceas e ao sulfato de manganês sobre a incidência de tripes, severidade de míldio, produtividade e rendimento pós-colheita de cebola em sistema orgânico. O estudo foi conduzido na Epagri, Estação Experimental de Ituporanga, SC, nos anos de 2016 e 2018. Em 2016, os tratamentos foram pulverizações foliares de óleo de nim nas concentrações de 0,13%, 0,25%, 0,5% e 1%, em mistura à terra de diatomáceas a 0,5% e controle sem aplicação. Em 2018, os tratamentos foram pulverizações foliares do óleo de nim nas concentrações de 0,13%, 0,25%, 0,5% e 1%, em mistura com sulfato de manganês a 0,5% e controle sem aplicação. O óleo de nim associado à terra de diatomáceas e ao sulfato de manganês reduz os danos causados por tripes. A severidade de míldio em cebola em sistema orgânico pode ser reduzida pela adição de sulfato de manganês ao óleo de nim. A severidade de míldio não foi influenciada pelo óleo de nim com a adição de terra de diatomáceas. A incidência de tripes, a produtividade e o rendimento pós-colheita de cebola não foram influenciados pelos tratamentos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Acta Ambiental Catarinense
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.