COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO SEGUNDO A TEORIA DE MILES E SNOW: ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA DO OESTE DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v4i2.888Resumo
Um conjunto de fatores tem levado o pequeno agricultor de assentamentos a se organizar em associações visando à geração de renda e qualidade de vida. Entre eles, o surgimento de agroindústrias administradas pelos associados visando à valorização da produção. Esta pesquisa tem como foco identificar o comportamento estratégico da Cooperativa de Comercialização do Extremo Oeste – Cooperoeste, responsável pela industrialização do leite longa vida Terra Viva, situada no município de São Miguel do Oeste – Santa Catarina. O estudo considerou o histórico da empresa, definindo seus períodos relevantes e caracterizando-os de acordo com a tipologia de Miles e Snow. Trata-se de um estudo de caso único, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado por meio de duas entrevistas com pessoas que tiveram participação decisiva na história da empresa. A partir da análise dos dados coletados, constatou-se que a Cooperoeste teve como comportamento estratégico predominante o analista. Ficou evidenciado também que, em diversos momentos, sobressaiu à postura empreendedora, resultante de gestores que estão atentos a mudanças e que procuram se adaptar ao cenário de inovação, mesmo atuantes em um ambiente com riscos, incerteza e volatilidade. Concluiu-se que a empresa adotou a estratégia no modo adaptativo e, consequentemente, ajustou-se ao ambiente pela escolha estratégica, decorrente da interpretação dos problemas empresariais. Ao longo da história, predominaram os problemas administrativos e de engenharia.Downloads
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.