O DESAFIO DA MINUANO NO MERCADO DE LIMPEZA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v17i3.7843Palavras-chave:
Minuano, Caso de Ensino, CanaisResumo
Este caso de ensino real busca expor os desafios gerenciais enfrentados por Leonardo Oliveira, Diretor Comercial, de Marketing e de Trade Marketing da Minuano, dentro do mercado de limpeza, mais especificamente do segmento de detergente em pó. A marca, que praticamente nasceu ligada à Flora – empresa do ramo de higiene, limpeza, cabelo e cosméticos, pertencente à holding J&F (detentora de marcas renomadas como PicPay, Swift, Friboi, Matturata, entre outras) –, atua em um mercado complexo, com a presença de fortes concorrentes que são respaldados por multinacionais com décadas de atuação não só em território brasileiro, como também em muitos outros continentes. No entanto, um mercado que vem deslumbrando um crescimento da utilização de produtos pela mudança de hábito dos consumidores e as boas projeções advindas geram um ambiente de otimismo e boas perspectivas para alcançar o objetivo da marca. Mesmo com os possíveis bons prognósticos, Leonardo ainda tem um grande desafio pela frente, tendo de mobilizar, junto de sua equipe, diversas etapas para conseguirem efetivamente crescer em volume e em receita no mercado de detergente em pó através da exposição em diferentes canais – tradicional, cash & carry, autosserviço e e-commerce. O caso Minuano pode ser aplicado em cursos voltados para o ensino técnico e profissionalizante que tenham como perspectiva promover uma ênfase na ciência da Administração, principalmente a voltada para empresas. Ao mesmo tempo, também se mostra útil e adaptável a cursos de graduação e pós-graduação que promovam maior foco em Marketing, Administração, Propaganda e Comunicação.
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