O DESAFIO DA MINUANO NO MERCADO DE LIMPEZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v17i3.7843

Palavras-chave:

Minuano, Caso de Ensino, Canais

Resumo

Este caso de ensino real busca expor os desafios gerenciais enfrentados por Leonardo Oliveira, Diretor Comercial, de Marketing e de Trade Marketing da Minuano, dentro do mercado de limpeza, mais especificamente do segmento de detergente em pó. A marca, que praticamente nasceu ligada à Flora – empresa do ramo de higiene, limpeza, cabelo e cosméticos, pertencente à holding J&F (detentora de marcas renomadas como PicPay, Swift, Friboi, Matturata, entre outras) –, atua em um mercado complexo, com a presença de fortes concorrentes que são respaldados por multinacionais com décadas de atuação não só em território brasileiro, como também em muitos outros continentes. No entanto, um mercado que vem deslumbrando um crescimento da utilização de produtos pela mudança de hábito dos consumidores e as boas projeções advindas geram um ambiente de otimismo e boas perspectivas para alcançar o objetivo da marca. Mesmo com os possíveis bons prognósticos, Leonardo ainda tem um grande desafio pela frente, tendo de mobilizar, junto de sua equipe, diversas etapas para conseguirem efetivamente crescer em volume e em receita no mercado de detergente em pó através da exposição em diferentes canais – tradicional, cash & carry, autosserviço e e-commerce. O caso Minuano pode ser aplicado em cursos voltados para o ensino técnico e profissionalizante que tenham como perspectiva promover uma ênfase na ciência da Administração, principalmente a voltada para empresas. Ao mesmo tempo, também se mostra útil e adaptável a cursos de graduação e pós-graduação que promovam maior foco em Marketing, Administração, Propaganda e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Cecchini de Farias, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Letras Orientais

Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo

Rodrigo Guimarães Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Administração

Referências

Abras. (2014, 20 de fevereiro). Minuano volta à TV com Malu Mader como garota propaganda. Abras. https://www.abras.com.br/clipping/geral/43593/minuano-volta-a-tv-com-malu-mader-como-garota-propaganda

ABRE. (2023, 16 de julho). 93% dos consumidores mantêm hábito de limpeza adotado duramente a pandemia. ABRE. https://www.abre.org.br/inovacao/93-dos-consumidores-mantem-habito-de-limpeza-adotado-durante-a-pandemia/

Cedrique Borgias. (2015, 10 de junho). Minuano - Malu Mader - Três Malus [Vídeo]. Vimeo. https://vimeo.com/130374159

Da Redação. (2018, 14 de dezembro). Brasileiro é o povo mais limpo do mundo. Superinteressante. https://super.abril.com.br/ciencia/brasileiro-e-o-povo-mais-limpo-do-mundo

Flora. (2023). Quem Somos. Flora. https://flora.com.br/quem-somos/

H&C. (2022, 19 de janeiro). Detergente lava-roupa: um mercado bilionário, Household & Cosméticos. https://revistahec.com.br/detergente-lava-roupa-um-mercado-bilionario/

Household Innovation. (2023, 31 de maio). Brasil é agora o quarto maior mercado global de produtos de limpeza. ABIPLA. https://abipla.org.br/brasil-e-agora-o-quarto-maior-mercado-global-de-produtos-de-limpeza/

IBGE Educa. (2023). Os domicílios brasileiros. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/20825-como-sao-os-domicilios-dos-brasileiros.html

Meyge, A. (2019, 19 de setembro). Mercado de sabão para lavar roupa cresce 9,6%. Valor Econômico. https://valor.globo.com/empresas/noticia/2013/09/19/mercado-de-sabao-para-lavar-roupa-cresce-96.ghtml

Minuano. (2023). Sobre a marca. Minuano. https://linhaminuano.com.br/sobre-a-marca/

RBS TV. (2023, 22 de junho). Vento Minuano: historiador explica a origem do nome da corrente de ar gelado típico do inverno do RS. G1. https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/06/22/historiador-explica-a-origem-do-vento-minuano-tipico-do-inverno-do-rs.ghtml

Rocha, C. R. N. da C., Galetti, T. P. L., & Motta, R. G. (2022). Sustentabilidade e comportamento de consumo: desafios da marca Omo. Revista Repensar – Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensino, 2(2), 30–35. https://revistarepensar.emnuvens.com.br/revista/article/view/12

Rocha, L. (2023, 27 de maio). Com a pandemia, brasileiros buscam limpeza mais caprichada, revela pesquisa. CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/saude/com-a-pandemia-brasileiros-buscam-limpeza-mais-caprichada-revela-pesquisa/

Roesch, S. M. A. (2007, abril/junho). Casos de ensino em Administração: notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, 11(2), 213–234.

WMcCannBR. (2015, 9 de abril). Minuano mudou. Mude você também [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=0XpdppmRtak

Downloads

Publicado

2025-04-17

Edição

Seção

Casos para Ensino