RECONHECIMENTO E GERENCIAMENTO DO VALOR DA MARCA EMPRESARIAL: INVESTIGAÇÃO JUNTO ÀS EMPRESAS PERTENCENTES AO SETOR DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v3i1.646Resumo
Atualmente é bastante comum encontrar empresascom a presença de bens intangíveis superiores a seus
bens tangíveis. As marcas, como um desses bens,
representam para muitas organizações o seu principal
patrimônio, entretanto, pelo grau de subjetividade
inerente é de difícil mensuração. Diante deste contexto,
o objetivo desta pesquisa é investigar junto às empresas
de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA se estas
registram e gerenciam o valor de sua marca empresarial.
Para tal, um estudo multicasos é realizado com a
aplicação de um questionário junto às empresas
pertencentes ao sistema de Governança Corporativa.
A pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem
qualitativa e fonte primária dos dados. Os resultados
obtidos foram: (i) a maioria das empresas (75%) não
possui nenhum tipo de registro de Marcas em seu
Balanço Patrimonial (BP); (ii) 100% das empresas que
responderam ter algum tipo de registro de Marcas no
BP, informaram que tal registro foi realizado pelo seu
Custo Histórico; (iii) praticamente todas as empresas
alegaram não utilizar os demonstrativos contábeis
financeiros como instrumento de gestão de sua Marca;
(iv) 25% das empresas afirmaram que utilizam o valor
de suas ações cotadas na BM&FBOVESPA como
alternativa para gerenciar sua marca; (v) 34% das
empresas já haviam recorrido a utilização de serviços
de empresas especializadas em avaliação patrimonial
em algum momento; (vi) as empresas consideram que
as categorias de capital intelectual - Ativos Estruturais,
Ativos Humanos e Ativos de Relacionamento
(Edvinsson; Malone, 1998) - configuram-se como fator
contributivo a valorização de suas marcas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.