INTERAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL, SUPORTE SOCIAL E CONFIANÇA INTERPESSOAL NO SETOR DE TI
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.5577Palavras-chave:
Comportamento de cidadania organizacional. Suporte social no trabalho. Confiança interpessoal.Resumo
Objetivo: Identificar as interações existentes entre os Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO), Suporte Social no Trabalho (SST) e Confiança Interpessoal (CI).
Método/abordagem: Este estudo adota a abordagem quantitativa e descritiva, com adoção de uma estratégia survey. Para a coleta de dados foi estruturado um questionário baseado nos modelos de Comportamento de Cidadania Organizacional, de Dekas et al. (2013), de Suporte Social no Trabalho segundo Siqueira e Gomide Jr (2008) de Confiança Interpessoal, conforme Nyham (2000) e Oh e Park (2011). A pesquisa envolveu 352 indivíduos, de 41 empresas de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, sendo a maioria do Rio Grande do Sul.
Principais resultados: Os resultados demonstram a existência de relações positivas entre os três construtos (CCO, SST e CI). Sendo que para os trabalhadores da área de TI os comportamentos de Ajuda são os mais praticados, o Suporte Instrumental é o mais priorizado e a percepção de confiança ocorre mais frequentemente entre o superior e subordinado.
Originalidade/relevância: O estudo apresenta um avanço teórico-empírico, por abordar os temas e suas relações de forma conjunta, principalmente no que se refere à área de TI, o que contribui para o desenvolvimento teórico dos construtos trabalhados.
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