INTERAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL, SUPORTE SOCIAL E CONFIANÇA INTERPESSOAL NO SETOR DE TI

Autores/as

  • Gabrielle Loureiro de Ávila Costa Faculdade Metodista Centenário
  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria
  • Michel Barboza Malheiros Universidade Federal de Santa Maria
  • Taís de Andrade Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.5577

Palabras clave:

Comportamento de cidadania organizacional. Suporte social no trabalho. Confiança interpessoal.

Resumen

Objetivo: Identificar as interações existentes entre os Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO), Suporte Social no Trabalho (SST) e Confiança Interpessoal (CI).

Método/abordagem: Este estudo adota a abordagem quantitativa e descritiva, com adoção de uma estratégia survey. Para a coleta de dados foi estruturado um questionário baseado nos modelos de Comportamento de Cidadania Organizacional, de Dekas et al. (2013), de Suporte Social no Trabalho segundo Siqueira e Gomide Jr (2008) de Confiança Interpessoal, conforme Nyham (2000)  e Oh e Park (2011). A pesquisa envolveu 352 indivíduos, de 41 empresas de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, sendo a maioria do Rio Grande do Sul.

Principais resultados: Os resultados demonstram a existência de relações positivas entre os três construtos (CCO, SST e CI). Sendo que para os trabalhadores da área de TI os comportamentos de Ajuda são os mais praticados, o Suporte Instrumental é o mais priorizado e a percepção de confiança ocorre mais frequentemente entre o superior e subordinado.

Originalidade/relevância: O estudo apresenta um avanço teórico-empírico, por abordar os temas e suas relações de forma conjunta, principalmente no que se refere à área de TI, o que contribui para o desenvolvimento teórico dos construtos trabalhados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabrielle Loureiro de Ávila Costa, Faculdade Metodista Centenário

Graduação em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Consultora Comercial na Faculdade Metodista Centenário. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria. Docente no curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Pessoas da Faculdade Metodista Centenário

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Sociologia Econômica das Organizações no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal. Professora associada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria.

Taís de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pelo Centro Universitário Franciscano. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2022-02-01