A IMPORTÂNCIA DOS MERCADOS FUTURO E A TERMO NA COMERCIALIZAÇÃO DO CAFÉ ARÁBICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO DE MARKOWITZ

Autores

  • Gil Barabach
  • Carlos Eduardo Lobo e Silva PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v8i2.1901

Palavras-chave:

História

Resumo

O artigo procura analisar a importância dos mercados a termo e futuro para a comercialização do café no Brasil. Para tanto, o trabalho utiliza o modelo de Markowitz e identifica quais seriam as fronteiras de eficiência - sem e com os mercados a termo e futuro. Neste método, as “carteiras de comercialização” são compostas por até 36 ativos definidos por duas variáveis: mês de venda do café e o instrumento de comercialização utilizado. Os resultados mostram que a inclusão dos mercados futuro e a termo melhoram significativamente a fronteira de eficiência, o que reforça a importância da diversificação dos períodos e dos instrumentos comerciais utilizados. Embora o modelo de Markowitz seja largamente utilizado em análises financeiras, sua utilização para mensurar a importância de instrumentos de comercialização do café nos parece inédita.  

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Lobo e Silva, PUC-RS

Professor e pesquisador do PPGE-PUCRS

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos