A IMPORTÂNCIA DOS MERCADOS FUTURO E A TERMO NA COMERCIALIZAÇÃO DO CAFÉ ARÁBICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO DE MARKOWITZ
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v8i2.1901Keywords:
HistóriaAbstract
O artigo procura analisar a importância dos mercados a termo e futuro para a comercialização do café no Brasil. Para tanto, o trabalho utiliza o modelo de Markowitz e identifica quais seriam as fronteiras de eficiência - sem e com os mercados a termo e futuro. Neste método, as “carteiras de comercialização” são compostas por até 36 ativos definidos por duas variáveis: mês de venda do café e o instrumento de comercialização utilizado. Os resultados mostram que a inclusão dos mercados futuro e a termo melhoram significativamente a fronteira de eficiência, o que reforça a importância da diversificação dos períodos e dos instrumentos comerciais utilizados. Embora o modelo de Markowitz seja largamente utilizado em análises financeiras, sua utilização para mensurar a importância de instrumentos de comercialização do café nos parece inédita.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.