Gerenciamento da cadeia de suprimentos e integração de informação estratégica em uma indústria de embalagens plásticas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v2i2.147Resumo
Este artigo metodológico e aplicado objetiva apresentar o processo de definição, implantação e consolidação de um sistema de gestão integrada de informações em uma grande empresa do ramo de embalagens plásticas, sob a ótica do SCM (Supply Chain Management), Gerenciamento da Cadeia de Materiais. O processo é dividido em três etapas: (1) mapeamento e análise de informações num ambiente corporativo; (2) organização, definição das políticas de controle e suporte à tomada de decisão; (3) apuração dos resultados e retroalimentação do sistema. O trabalho foi desenvolvido entre Jun/2006 e Jun/2007 e, embora tenha um ponto de vista focado nas atribuições da Gerência de Suprimentos, tem dimensão estratégica seja pela definição de um sistema de controle ou pelos próprios resultados, proporcionando à empresa analisada sair de situação difícil em direção à consolidação de um ciclo virtuoso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.