AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) ALIADA À GESTÃO DO CONHECIMENTO: CASO PRÁTICO DA ECOLIGA-RO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i3.7368

Palabras clave:

Rede de Cooperação, Sustentabilidade, Avaliação, Gestão do conhecimento

Resumen

Objetivo: Analisar as ações de sustentabilidade da Ecoliga com base na teoria da Gestão do Conhecimento e das ações da Agenda Ambiental da Administração Pública.

Método/abordagem: Esta pesquisa de natureza descritiva, com aplicação do método estudo de caso, em que foi analisado o planejamento estratégico da Ecoliga comparando a aderência ao Programa Agenda Ambiental da Administração Pública e posterior avaliação utilizando o modelo da Gestão Conhecimento para sustentabilidade. A análise dos dados foi qualitativa, onde se utilizou de fontes documentais e bibliográficas, usando a análise de conteúdo como técnica de interpretação.

Principais Resultados: O planejamento estratégico da Ecoliga está alinhado a 2 eixos da Agenda Ambiental da Administração Pública; possui correlação com os elementos da gestão do conhecimento, mas esses elementos denominados transferência, armazenamento e aplicação ainda estão nas fases iniciais de implementação. Após a aplicação do Modelo identificou-se a necessidade de elaborar diagnóstico da sustentabilidade; divulgação das ações praticadas pela Ecoliga para a melhor avaliação dos resultados.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: A Agenda Ambiental da Administração Pública apresenta indicativos de ações que podem auxiliar a Ecoliga a implantar ações efetivas que visem a sustentabilidade atendendo os processos da Gestão do Conhecimento e melhorando a maturidade de conhecimentos sobre a sustentabilidade na rede Ecoliga.

Originalidade/relevância: Aplicar uma metodologia de avaliação: Modelo de Gestão do conhecimento para Sustentabilidade que auxilia no acompanhamento do resultado das ações realizadas, assim como fazer o indicativo para o alinhamento das ações ao programa A3P visando o alcance da sustentabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Davisson Lucas Vieira Afonso, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP - UNIR. Especialização MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Especialização em Gestão Financeira no Setor Público. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (2015). Atualmente é técnico judiciário - área administrativa - Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.

Isis Bruna Gomes Pacheco, Universidade Federal de Rondônia

Atualmente Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) na UNIR, especialista em Gestão Pública pelo Centro Universitário Claretiano (2013), graduada em Administração Geral pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (2007), foi servidora efetiva no Departamento Estadual de Trânsito - RO (2008-2014) no cargo de Auxiliar Administrativo, desenvolvendo atividades como o acompanhamento e realinhamento de metas do orçamento destinado à área de Educação de Trânsito, o auxílio às ações pedagógicas voltadas à segurança no trânsito, o apoio às atividades de gestão dos contratos administrativos e suporte à coleta de dados para fins de estatística referentes à Operação Lei Seca pela Coordenadoria de RENAINF. Também foi servidora efetiva no cargo de Administradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2014) atuando na área de finanças, sendo designada Coordenadora de Finanças Substituta. Desde o ano de 2014, é servidora efetiva no cargo de Administradora na Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, realizando atividades de gestão de patrimônio e almoxarifado, bem como foi Diretora de Administração e Serviços Gerais Substituta no período de fevereiro/2018 a fevereiro/2019 e Diretora de Patrimônio, Almoxarifado e Documentação Substituta no período de dezembro/2020 a abril/2021. Integrou comissões de inventário anual de bens móveis (Campus Porto Velho) e imóveis (UNIR) e comissão de desfazimento de bens inservíveis. 

Iluska Lobo Braga, Universidade Federal de Rondônia

Possui doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2020), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2015) e graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2000). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência profissional em auditoria e controladoria em empresas privadas. Realiza pesquisas acadêmicas abordando os seguintes temas: Relatório de Sustentabilidade, Administração e Turismo Ecológico.

Citas

Almeida, V. F., Neto, C. Y., Vidal, T. C. S., Damasceno, L. A., de Souza, A. L. C., & Simão, M. O. D. A. R. (2020). Agenda ambiental da administração pública (A3P) e sua aderência: o caso do Instituto Federal do Amazonas. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, 11(5), 677-693.

Alvarenga Neto, R. C. D. de. (2008). Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva.

Bardin, L. (2002). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Carneiro, A. V. (2018). Agenda ambiental na administração pública (A3P) estudo aplicado na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Campina Grande]. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17192.

Carvalho, C. P. (2013). A gestão do conhecimento e sua correlação com a sustentabilidade organizacional. Sistemas & Gestão, 8(1), 78-85.

Conselho Nacional de Justiça. Resolução 201, de 3 de março de 2015. https://atos.cnj.jus.br/files/resolucao_201_03032015_22032019155446.pdf

Conselho Nacional de Justiça. Portal de Boas Práticas. https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/527

Damian, I. P. M.; Vitoriano, M. C. de C. P.; Martelo, M. R.; Bussadori, M. C. F.; RIPOLI, S. C. C. (2021). Aspectos relevantes da aplicação da gestão do conhecimento na administração pública. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, v. 11, n 3, p. 227–238.

Damian, I. P. M.; Vitoriano, M. C. de C. P.; Martelo, M. R.; Bussadori, M. C. F.; RIPOLI, S. C. C. (2021). Aspectos relevantes da aplicação da gestão do conhecimento na administração pública. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, v. 11, n 3, p. 227–238

Davenport, T. H. (1998). Conhecimento empresarial. Elsevier Brasil.

Ferreira, R. G., & Paes-de-Souza, M. (2019). Adesão das instituições públicas da Amazônia Legal à agenda ambiental da administração pública (A3P). Revista de Administração e Negócios da Amazônia, 11(3), 223-240.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Gouveia, M. A. O. (2019). Proposta de mobilidade sustentável na Universidade Federal de Campina Grande. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Campina Grande]. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17255 .

Gutierres, H. E. P., Cabral, I. A., & Silva, R. (2019). A implementação de ações sustentáveis baseadas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): uma experiência extensionista no ambiente universitário. Revista Brasileira de Geografia Física, 12(05), 1913-1933.

Hoffmann, W. A. M. (2011). Gestão do conhecimento: aprender e compartilhar. São Carlos: EdFSCar.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Lima, C. M. (2021). Gestão do Conhecimento na Fundação Universidade Federal de Rondônia – diagnóstico e proposições [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Rondônia]. https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3581

Lira, W. S. (2009). Sistema de gestão do conhecimento para indicadores de sustentabilidade-Sigecis: proposta de uma metodologia. SBGC KM Brasil. http://www.kmbrasil.org/2009-anais.html

Lira, L. A. de M., & Pinto, I. M. B. S. (2021). Diagnóstico da gestão do conhecimento no setor público: estudo de caso no corpo de bombeiros militar de Alagoas. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 11(Especial), 35–55. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57574

Ministério do Meio Ambiente. (2022). Portal A3P. O que é? http://a3p.mma.gov.br/o-que-e/

Ministério do Meio Ambiente. Portaria Nº 326, de 23 de julho de 2020. (2020) Institui o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - Programa A3P e estabelece suas diretrizes. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, edição n. 141, p. 43, 24 julho 2020. www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-326-de-23-de-julho-de-2020-268439696

Nonaka, I.; & Takeuchi, H. (2008). Gestão do conhecimento. Bookman editora.

Pacheco, I. B. G., & da Silva, R. M. P. (2021). Agenda Ambiental na Administração Pública: aplicação e contribuições socioambientais em Universidades Federais/Environmental Agenda in Public Administration: Application and Social Environmental Contributions in Federal Universities. ID on line. Revista de Psicologia, 15(57), 297-317.

Pacheco, R. M.; Rochinski, A.; Peñaloza, A. L. L.; & de Carvalho Pinto, C. R. S. (2015) Gestão do Conhecimento na Administração. LATEC- UFF. XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_247_0.pdf

Peixoto, C. S. B.; Moraes Filho, R. A.; Moraes, I. C.; Sá Vieira, L. G. H., & Souza, M. E. J. (2019). Práticas sustentáveis: estudo de caso em uma instituição de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 12(2), 230-252.

Ribeiro, J. S. D. A. N.; Calijorne, M. A. S.; Jurza, P. H.; Ziviani, F.; & Ramos Neves, J. T. (2017). Gestão do conhecimento e desempenho organizacional: integração dinâmica entre competências e recursos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 7, 4-17.

Salviano, M. C. M., Araújo-de-Almeida, E., de Souza, M. D. F., de Medeiros, P. I. S., & D’Oliveira, R. G. (2020). Percepção ambiental de grupos sociais sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em uma instituição de ensino superior, no Nordeste do Brasil. Brazilian Journal of Development, 6(8), 59397-59411.

Silva Nascimento, L., & Sousa Júnior, J. H. (2019). Relacionando capital intelectual, gestão do conhecimento e sustentabilidade: um modelo conceitual. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, 9(2), 92-104.

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. Planejamento Estratégico da ECOLIGA-RO – 2020-2023. https://portal.trt14.jus.br/portal/sites/default/files/planej-ecoliga-ro-2020-10/Plano%20ECOLIGA.pdf

Yin, R. K. (2016). Case study research: design and methods. Newbury Park, CA: Sage.

Ziviani, F., Amarante, E. P., França, R. D. S., Isnard, P., & Ferreira, E. D. P. (2019). O impacto das práticas de gestão do conhecimento no desempenho organizacional: um estudo em empresas de base tecnológica. Perspectivas em Ciência da Informação, 24, 61-83.

Publicado

2023-04-04

Número

Sección

Agenda 2030 – Metade do Caminho: Avanços, Desafios e Perspectivas