OS DESAFIOS PARA TORNAR UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL: CASO PARA ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v16i1.6694Palabras clave:
Sustentabilidade. Celulose. Gestão Ambiental.Resumen
O presente caso de ensino apresenta a empresa Alpha, subsidiária de um grupo multinacional de celulose localizado no Brasil. O caso de ensino retrata o momento em que um grupo de universitários faz uma visita à empresa. Durante a visita, os gestores da empresa apresentam as ações que a empresa tem desenvolvido localmente para garantir a sustentabilidade, bem como para atender às exigências internacionais, visto que 90% de sua produção é destinada ao mercado externo. Durante a visita, os alunos questionam aos gestores sobre as ações desenvolvidas pela empresa. O caso apresenta como questão central as dificuldades para garantir a manutenção da sustentabilidade. A partir deste contexto se propõe uma discussão para identificar essas dificuldades e possíveis estratégias de soluções. É facultada a recomendação da utilização deste caso de ensino em cursos que abordem sustentabilidade e gestão ambiental no contexto internacional.
Descargas
Citas
Barbieri, J. C., Vasconcelos, I. F. G., Andreassi, T., & Vasconcelos, F. C. (2010). Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas, 50(2), 146-154. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000200002
De Luca, M. M. M., Cardoso, V. I. C., Vasconcelos, A. C., & Pontes, A. B. (2014). Análise da produção científica referente à temática de sustentabilidade em pesquisas da Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 15(3), 469-500.
Elkington, J. (2012). Sustentabilidade – Canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil.
Freitas, J. (2019). Sustentabilidade: Direito ao futuro. 4. ed. Belo Horizonte: Fórum.
Froehlich, C. & Bitencourt, C. (2015). Sustentabilidade Empresarial: um estudo de caso no Hospital Mãe de Deus. Sustentabilidade em Debate, 6(3), 116-130. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v6n3.2015.15196
FSC - Forest Stewardship Council. https://br.fsc.org/pt-br
Giddens, A. (2010). A política da mudança climática. Rio de Janeiro: Zahar Editora.
Kinderyte, L. (2010). Methodology of sustainability indicators determination for enterprise assessment. Environmental Research, Engineering and Management, 52(2), 25-31.
Kuzma, E. L., Doliveira, S. L. D., & Silva, A. Q. (2017). Competências para a sustentabilidade organizacional: uma revisão sistemática. Cadernos EBAPE, 15(Especial), 428-444.
Martão, M. A. S. & Demajorovic, J. (2019). Universidades Corporativas e o Ensino para a Sustentabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, 20(3), 754-795. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1636
Martins, E. S., Rossetto, C. R., Rossetto, A.M., & Ferreira, E. (2010). Estudo da sustentabilidade empresarial: o caso de uma cooperativa gaúcha. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 8(3), 457-482.
Munck, L. & Souza, R. B. (2009). Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade organizacional: a hierarquização de caminhos estratégicos para o desenvolvimento sustentável. Revista Brasileira de Estratégia, 2(2), 185-202.
ODS Brasil – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. https://odsbrasil.gov.br/
Palus, H & Kaputa, V. (2009). Survey of attitudes towards forest and chain of custody certification in the Slovak Republic. Drewno-Wood, 52(182), 65–81.
Peixoto, F. M., Pains, M.B., Araújo, A.A., & Guimarães, T.M. (2016). Custo de capital, endividamento e sustentabilidade empresarial: um estudo no mercado de capitais brasileiro no período de 2009 a 2013. RACE: Revista De Administração, Contabilidade e Economia, 15(1), 39-66.
Savitz, A. W. & Weber, K. (2007). A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier.
Sachs, I. (2002). Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond.
Trindade, N. R., Trevisan, M., Lima, E. S, & Favarin, R. R. (2019). Educando para o desenvolvimento sustentável por meio da interdisciplinaridade: contribuições da aprendizagem experiencial no ensino de gestão. Administração: Ensino e Pesquisa, 20(3), 673-713. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1463
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.